Café da manhã: abuse dos grãos e das sementes

Café da manhã: abuse dos grãos e das sementes

Começar o dia com alimentação saudável pode fazer muita diferença no seu dia e ainda melhorar a concentração!

Às vezes é difícil se concentrar naquela aula monótona ou naquela reunião longa que poderia ter sido um e-mail. O curioso é que essa dificuldade de concentração pode ser resolvida com um simples ato: tomar um saudável e bom café-da-manhã! Essa primeira refeição antes do trabalho ou da faculdade pode ajudar a melhorar a concentração, garantindo  a inclusão de nutrientes essenciais para a saúde.

Não faltam trabalhos e pesquisas científicas para reforçar essa recomendação: um estudo recente da Universidade de Piemonte, na Itália, por exemplo, descobriu que o hábito de pular o café da manhã esteve associado com ganho de peso em 94% das crianças e adolescentes analisados.

Mas o que comer no café da manhã? É preciso escolher os ingredientes certos para começar o dia com equilíbrio e nutrição. Nessa lista do bem, entram o café com leite, os grãos e sementes, o iogurte e as frutas.

Os benefícios dos grãos e das sementes

Se tem dois alimentos que merecem convite VIP à sua mesa de café da manhã, essa dupla com certeza é formada pelos grãos e pelas sementes. Chia, amaranto, quinoa e linhaça são alimentos que deixam qualquer refeição mais saudável e gostosa. Fonte de fibras, essa turma ajuda o sistema digestivo a funcionar direitinho – e ainda ajudam a prolongar a sensação de saciedade, controlando o apetite. Assim, ao incluir esses alimentos logo cedo, aquela sensação de fome antes do almoço fica menor — o que evita exageros na refeição do meio dia.

Café da manhã ideal

E o que não pode faltar no café da manhã? Confira abaixo outros itens do cardápio do café da manhã saudável:

  • Café com leite (sem açúcar, de preferência)

  • Iogurte

  • Grãos e sementes (aveia, linhaça, centeio, amaranto, chia…)

  • Frutas


Uma boa pedida no café da manhã é salpicar grãos e sementes em cima de frutas como o mamão e a banana. Você também pode colocar esses ingredientes em sucos e vitaminas. Assim, o sabor das frutas deixa tudo mais fresquinho e delicioso.

Chia, amaranto, quinoa e linhaça também vão muito bem com iogurtes. Se na composição já tiver as frutas, melhor ainda. Além de saborosos, eles já vêm prontinhos para o consumo imediato...

Viu só? Com essa praticidade não tem desculpa para pular o café da manhã, hein?

FONTES:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4310153/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1550038

https://www.nature.com/articles/s41366-018-0066-5

https://www.jwatch.org/na48722/2019/03/15/eating-breakfast-classroom-increased-obesity

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.