O que está acontecendo no seu sistema digestivo

O que está acontecendo no seu sistema digestivo


Como nosso corpo faz a digestão dos alimentos?

Conheça passo a passo esse processo tão importante.

Entender direitinho o funcionamento de seu intestino pode parecer um pouco complexo. Mas a gente não se aguenta: é só dividir esse monte de informações em pedacinhos menores.

Olha o aviãozinho

A boca é por onde tudo começa. A digestão inicia ainda na mastigação, com a ação das enzimas produzidas pelas glândulas salivares que fazem a primeira etapa de quebra dos
alimentos.

Tubo abaixo

Depois de engolir, o alimento escorrega pelo esôfago, órgão que liga a boca ao estômago.

Mistura e amassa

Após essa viagem, o alimento cai no estômago. Ali, alguns músculos fazem contrações para misturar bem todo o conteúdo com os ácidos e as enzimas digestivas, responsáveis pela quebra dos carboidratos, das gorduras e das proteínas em partículas menores.

Hora de absorver!

Após o processo de digestão no estômago, chega a próxima etapa: o intestino delgado. Ali, novos reforços são adicionados: os sucos digestivos do fígado, do pâncreas e da vesícula biliar,  além de outras enzimas que quebram as moléculas em pedaços ainda menores para serem absorvidos pelas estruturas que revestem a parede interna do intestino delgado — as chamadas vilosidades intestinais.

A energia é aproveitada

No intestino grosso, os bilhões de micro-organismos benéficos à saúde fermentam o que o intestino delgado não conseguiu absorver, como as fibras alimentares, por exemplo.

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT