A importância do café da manhã e seus benefícios

A importância do café da manhã e seus benefícios

Tomar café da manhã é essencial para a saúde. Confira algumas dicas para tornar essa refeição prática e uma deliciosa aliada

Com a correria do dia a dia, as vezes não temos tempo de preparar o café da manhã. Mas você sabia que a refeição matutina é uma ótima oportunidade para a inclusão de nutrientes essenciais que dificilmente são consumidos em outros momentos do dia? Diversos estudos observaram que omitir essa importante refeição pode prejudicar o consumo adequado de vitaminas e minerais importantes, como o cálcio, por exemplo.


Além disso, o café da manhã marca nosso primeiro encontro com a mesa após as horas
de sono. Nós passamos sete, oito ou nove horas dormindo e, depois de tanto tempo de jejum, o corpo precisa repor as energias para poder realizar bem as tarefas do dia. A combinação entre lácteos, grãos e frutas é uma ótima pedida para quem está em busca de energia para começar bem o dia.

A chia, por exemplo, é uma semente que além de apresentar nutrientes essenciais em sua
composição, pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade após a sua ingestão. Por ser fonte de fibras e apresentar um baixo índice glicêmico, o nosso organismo demora mais tempo para digeri-la e absorver seus nutrientes, que são liberados lentamente no sangue, ajudando a controlar os níveis de açúcar. E aí levamos mais tempo para ter aquela vontade de comer!

A quinoa, a linhaça e o amaranto também são fontes de fibras, o que prolonga a sensação de saciedade. Além disso, esses ingredientes também ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, podendo auxiliar na redução da frequência de constipações e a sensação de inchaço.

Já as frutas, além de energia, são importantes fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. A dica é escolher as frutas da estação, que além de sustentável, são mais saborosas.

Mas, se você está em busca de praticidade, una tudo isso e escolha os iogurtes com
pedaços de frutas e grãos. Além de gostosos, eles são fonte de cálcio. E não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente!



FONTES:

Oxford: https://academic.oup.com/aje/article-lookup/doi/10.1093/aje/kwj033

Pubmed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22830971

Pubmed 2: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027153170900089X?via%3Dihub

European Journal of Clinical Nutrition: https://www.nature.com/articles/ejcn2016148 Gibney, M.J.; Barr, S.I.; Bellisle, F.; Drewnowski, A.; Fagt, S.; Livingstone, B.; Masset, G.; Varela Moreiras, G.; Moreno, L.A.; Smith, J.; Vieux, F.; Thielecke, F.; Hopkins, S. Breakfast in Human Nutrition: The International Breakfast Research Initiative. Nutrients 2018, 10, 559.

Gonzalez Garrido, A. A., Brofman-Epelbaum, J. J., Gómez-Velázquez, F. R., Balart-Sánchez,
S. A., & Ramos-Loyo, J. (2019). Skipping Breakfast Affects the Early Steps of Cognitive Processing: An Event-Related Brain Potentials Study. Journal of Psychophysiology, 33(2),
109-118. https://doi.org/10.1027/0269-8803/a000214
Yoshino J. The role of breakfast in adipose tissue biology. J Physiol, 2018; 596(4): 551–552.

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.