Grãos integrais: benefícios para o seu dia a dia

Grãos integrais: benefícios para o seu dia a dia

Confira os benefícios dos grãos integrais, que podem ser grandes aliados para uma vida mais saudável

Chia. Centeio. Linhaça. Amaranto. Você pode ainda não saber, mas esse grupo de supergrãos pode mudar a sua vida. É que os grãos integrais são ricos em nutrientes e proporcionam muitos benefícios para o nosso organismo. E se você pensa que eles são apenas uma nova modinha, está enganado. Os grãos são utilizados na alimentação há milhares de anos. A chia, por exemplo, era ofertada aos deuses nas civilizações andinas, há pelo menos seis ou sete séculos.


Os benefícios dos grãos integrais

Muita gente não sabe o que come. A falta de consciência e de conhecimento das propriedades alimentícias da própria dieta pode trazer muitos prejuízos à saúde. Você saberia citar quais são os tipos de grãos integrais? Ou qual o melhor grão para emagrecer? Para uma vida saudável, é muito importante conhecer a própria alimentação.

Levando em consideração o caráter nutritivo, veja aqui a lista dos grãos integrais queridinhos de nutricionistas, vegetarianos e qualquer um que queira incluir qualidade na dieta:

- Chia;
- Linhaça;
- Centeio;
- Amaranto;
- Quinoa.

Eles trazem saúde e bem estar, sendo que alguns podem ajudar até na prevenção de doenças! “Estudos epidemiológicos indicam uma possível associação da ingestão de grãos integrais com a redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e proteção em alguns tipos de câncer. Recentemente, diversos trabalhos foram conduzidos objetivando elucidar os efeitos e possíveis mecanismos atrelados ao consumo de grãos integrais e alimentos derivados”, informa um artigo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Apesar de alguns benefícios serem comuns a todos os grãos, cada tipo deles também possui especificidades: uns são marcados por promover a saciedade e ajudar a emagrecer, como a chia, e outros são indicados para os celíacos, como o centeio.

Abaixo, você confere uma lista geral dos benefícios que a maioria dos grãos promove:

  • Melhora da saúde digestiva

  • Sensação de saciedade após a ingestão;

  • Bem-estar e sensação de leveza

  • Função antioxidante.

  • Fortalecimento da imunidade;

  • Regulação do ritmo cardíaco e pressão arterial;

  • Função anti-inflamatória;

  • Redução do colesterol

  • Prevenção contra a osteoporose;

  • Queda do triglicérides;

  • Equilíbrio no nível de açúcar no sangue


Como consumir grãos no café da manhã

Comprar grãos integrais pode ser uma baita decisão na hora de fazer sua lista de mantimentos e apostar na sua saúde. Você pode usar os grãos integrais salpicados em saladas, iogurte e frutas. A dica, no caso da linhaça, é triturá-la pois ela é revestida por uma casca meio chatinha para o nosso organismo digerir. Com isso, existe o risco de seus nutrientes ficarem presos e não serem aproveitados.

Como a gente já acorda correndo contra o tempo e costuma ter de tomar o café da manhã às pressas, a melhor maneira de consumir esses grãos de forma rápida, prática e nutritiva é apostar nos iogurtes que já possuem esses supergrãos em sua base.

A vantagem é que eles já vêm prontinhos para o consumo, além de possuírem a quantidade ideal de cada grão nas embalagens. E isso é algo que você deve sempre lembrar: cada semente possui uma característica e uma porção indicada para consumo. Exagerar na dose não é bom. Recomenda-se consumir 2 colheres de sopa por dia dos seguintes grãos: linhaça, amaranto, quinoa e chia. E, novamente, se não quer errar na dose ou não tem muito tempo, os iogurtes podem te dar uma forcinha!






FONTES:


Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/89852?show=full

USP: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2219686/mod_resource/content/1/Cereais_2015.pdf

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.