Entenda se todo iogurte tem probióticos vivos | Activia Danone

Nem todo iogurte tem probióticos: entenda por que

Os iogurtes são uma ótima opção de alimento para adicionar na rotina, seja consumindo com frutas, granola ou até mesmo puro. Porém, para obter o máximo de benefícios desse tipo de produto, é importante prestar atenção na escolha do melhor iogurte para flora intestinal. Isso porque nem todo iogurte terá probióticos vivos em sua composição e estes podem fazer toda a diferença para o seu organismo. Ficou curioso? Entenda tudo sobre o assunto logo abaixo.

Antes de qualquer coisa, é importante entendermos o que são os probióticos

Probióticos são microrganismos vivos que trazem benefícios à saúde quando consumidos regularmente e em quantidades adequadas.

A atuação dos probióticos vivos consiste em promover um aumento das bactérias "do bem" no intestino e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento daquelas "do mal", que possam trazer malefícios à saúde. Os probióticos vivos auxiliam no equilíbrio da microbiota (um aglomerado de microrganismos, como as bactérias que citamos acima, que vivem no sistema digestivo), favorecendo o bom funcionamento da saúde digestiva.

Além de garantir que o sistema digestivo possua bactérias do bem que contribuem para seu bom funcionamento, os probióticos vivos ajudam no desenvolvimento das defesas do organismo e colaboram com a absorção de nutrientes bem importantes para a saúde. Incrível, né? E o melhor de tudo é que é possível aproveitar tudo isso consumindo um iogurte probiótico diariamente.

Melhor iogurte para a flora intestinal: nem todos os probióticos vivos são iguais

Assim como qualquer outro ser vivo, existem diferentes tipos e espécies de probióticos e cada uma delas traz diferentes benefícios para a saúde. Ou seja, nem todo probiótico é igual. Por isso, Activia realizou pesquisas durante muitos anos para ter cepas de bactérias específicas que permitem um produto com sabor suave e capaz de contribuir para a melhora do intestino preso, dos gases, do inchaço, além de alívio das dores abdominais e a redução de ruídos.

Tipos de iogurte: entenda o são os iogurtes com probióticos vivos

Os iogurtes nada mais são que leite misturado com fermento vivo. Esse fermento faz o leite ficar cremoso e consistente, se transformando em iogurte.

Em alguns casos, esses fermentos, além de contribuírem com a textura, o sabor e a consistência, também trazem benefícios para a nossa saúde. Quando isso acontece, esses fermentos são considerados probióticos vivos. Nesses casos, o produto é considerado um iogurte probiótico por ter os benefícios desses microrganismos. Portanto, procure sempre o melhor iogurte para a flora intestinal, com probióticos vivos em sua composição, para poder sentir na pele as vantagens de consumir essas bactérias do "bem" no seu dia a dia.

Os probióticos vivos são bactérias que sobrevivem à acidez do estômago e chegam vivas ao intestino, e que promovem um efeito benéfico para a saúde. Estes probióticos por sua vez, podem estar presentes nos iogurtes, leites fermentados e em outros produtos lácteos ou não lácteos.

Activia é um grande aliado no dia a dia por ser um iogurte com probióticos vivos capaz de ajudar com 5 benefícios para a sua saúde digestiva, ajudando na melhora do intestino preso, de dores e inchaço abdominal, além do alívio de gases e ruídos. São mais de 40 produtos para inserir na rotina todos os dias.

Importância de consumir iogurtes com probióticos vivos

Uma pesquisa publicada no periódico Immunity explicou que os probióticos vivos colaboram com as células que revestem o interior do intestino e as células do sistema imunológico. Além disso, pessoas de todas as idades podem e devem se beneficiar com o consumo regular de probióticos vivos. A ação desses microrganismos afeta todo o organismo diretamente, trazendo mais bem-estar e saúde para o corpo.

Para manter o equilíbrio da saúde digestiva, é importante consumir probióticos vivos todos os dias, pois os seus efeitos acontecem no longo prazo. Os iogurtes com probióticos, como Activia, por exemplo, são uma forma saborosa e saudável de inserir probióticos todos os dias na rotina.

Fontes:

Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal - Ilsi - International Life Sciences Institutehttp://ilsi.org/europe/wp-content/uploads/sites/3/2016/05/Probi%C3%B3ticos.pdf

Probióticos - Anvisa
http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p[..]

Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia - Probióticos e prebióticos - 2011
http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-portuguese-2011.pdf

Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal – International Life Sciences Institute (Ilsi) Europe, 2013
http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/Probio%CC%81ticos-FULL.pdf

Uso de probióticos na prevenção e tratamento de doenças intestinais - Centro Universitário de Brasília – Uniceub http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7437/1/TCC%20FINAL%20%28JANNYA%20MONTEIRO%29.pdf

Probióticos en la Salud Humana – Grupo de Biología Funcional de Bacterias Lácticas - Instituto de Investigación en Ciencias de la Alimentación (CIAL) - Universidad Autónoma de Madrid (UAM)
http://digital.csic.es/bitstream/10261/64001/1/379440.pdf

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT