Tipos de probióticos: entenda as diferenças | Activia

Tipos de probióticos: entenda se todo probiótico vivo é igual

Existem diferentes tipos de probióticos e espécies variadas, sendo que cada um deles traz um benefício diferente para a saúde. Aqui, você vai entender mais sobre as principais diferenças entre os probióticos e suas vantagens.

Antes de tudo, é importante entender o que são probióticos. O termo "pro", no latim, significa "a favor" e "bios" é o mesmo que "vida". Dessa forma, a tradução aproximada seria "a favor da vida". Por esse nome, já é possível entender que esses microrganismos podem trazer muitos benefícios para a saúde em geral.

No entanto, assim como qualquer outro ser vivo, existem diferentes tipos e espécies de probióticos vivos e, cada um deles confere um benefício diferente para a saúde. Nem todo probiótico vivo é igual.

Como funcionam os probióticos para o intestino?

Embora seja comum afirmar que essas bactérias ‘do bem’ ajudam a combater e reduzir sintomas de diversos problemas, é preciso saber qual é a cepa utilizada e a quantidade mínima recomendada para a ingestão poder trazer benefícios, visto que cada espécie possui uma quantidade ideal de consumo. Os probióticos para o intestino podem também ser consumidos de diferentes formas, como em cápsulas ou por meio de alimentos, como iogurtes com probióticos vivos.

Para ter a garantia de benefícios ao consumir um produto com probióticos vivos, são necessários estudos clínicos que comprovem a contagem desses seres vivos até o final da vida útil do produto, como, por exemplo, um iogurte com probióticos vivos. Também é necessário comprovar que eles passam intactos pelo sistema digestivo e chegam vivos até intestino, onde a “mágica” acontece.

Em geral, as evidências clínicas mais fortes a favor dos benefícios dos probióticos vivos estão relacionadas com a melhora da saúde digestiva e com o estímulo da função imune. Isso se dá graças a ação dos probióticos na microbiota intestinal que, ao criar uma espécie de proteção no intestino contra bactérias ruins, evitam o desenvolvimento de muitas doenças.

Atualmente, Activia é a única marca da categoria que possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela ANVISA.

Alimentos com probióticos: quantidade de bactérias por produto

A quantidade de probióticos vivos necessária para notar seus benefícios varia muito de acordo com a cepa e o produto. Em geral, os produtos funcionam com doses que contêm entre 1 e 10 bilhões de UFC (unidade formadora de colônia)/dose. Portanto, é possível que um produto probiótico apresente bons resultados com uma quantia menor ou maior.

Não existe, portanto, uma dose única padrão para os probióticos vivos: a dosagem tem que estar baseada em estudos em humanos que mostrem seu benefício para a saúde(1).

Para Activia, todos os iogurtes com probióticos vivos possuem a quantidade mínima de 8 bilhões de microrganismos 200g de produto. Com exceção da linha Shot, que possui essa quantidade de bactérias em 100g de produto.

Classificação dos tipos de probióticos vivos

Segundo as Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia sobre probióticos e prebióticos, uma cepa probiótica é catalogada pelo gênero, espécie e por uma identificação alfanumérica(1). A comunidade científica acordou uma nomenclatura para os micro-organismos — por exemplo, Bifidobacterium animalis cncmI-2491.

As formas mais comuns de apresentação dos probióticos vivos são os produtos lácteos e os alimentos fortificados. Mas também existem no mercado comprimidos, cápsulas e sachês contendo essas bactérias. Os probióticos vivos mais usados em alimentos são as espécies dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus.(2)

Lactobacillus, Bifidobacterium e mais: entenda a combinação de diferentes cepas

Ao consumir probióticos de cepas diferentes, os resultados no organismo podem ser os mais variados – positivos ou negativos. Por isso, é importante que sempre sejam realizados estudos clínicos com as espécies combinadas para que se possa avaliar a interação entre elas e entender se, juntas, as bactérias serão benéficas ou não. Atualmente, não é possível afirmar que quanto mais espécies diferentes e maior a dosagem de consumo desses microrganismos, maiores serão os benefícios para a saúde.(3)

Um exemplo é o estudo Probióticos en la Salud Humana, realizado pelo Grupo de Biología Funcional de Bacterias Lácticas, da Universidad Autónoma de Madrid (UAM). A pesquisa mostrou que certas cepas misturadas (Saccharomyces boulardii, Lactobacillus casei e Lactobacillus rhamnosus) demonstraram eficácia no tratamento da diarreia infecciosa aguda infantil. Também existe evidência da eficácia de algumas cepas dessas espécies para evitar a diarreia associada ao tratamento com antibióticos(4).

A análise mostra ainda que outras cepas (Bifidobacterium longum, L. acidophilus e L. casei) demonstraram ser eficazes em certos casos na redução da severidade dos sintomas, da medicação ou do número de episódios alérgicos de rinite e asma.

Ainda existem, porém, muitos estudos em andamento para conseguir explorar cada vez mais os benefícios dos probióticos. Por isso, independente dos tipos de probióticos vivos, é importante conhecer suas formas de atuação no organismo e como eles podem beneficiar cada pessoa de diferentes maneiras.

Se você ficou interessado, saiba que hoje existem opções fáceis de consumir esses microrganismos diariamente, como o iogurte com probióticos vivos Activia, que traz inúmeras vantagens para sua saúde junto a um produto muito saboroso. O melhor é que ele já contém os melhores probióticos para o intestino e na quantidade ideal para você sentir os benefícios. Faça o teste e comprove!

Referências

1. Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia - Probióticos e prebióticos - 2011 http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-portuguese-2011.pdf

2. Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal – International Life Sciences Institute (Ilsi) Europe, 2013 http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/Probio%CC%81ticos-FULL.pdf

3. Uso de probióticos na prevenção e tratamento de doenças intestinais - Centro Universitário de Brasília –Uniceub http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/7437/1/TCC%20FINAL%20%28JANNYA%20MONTEIRO%29.pdf

4. Probióticos en la Salud Humana – Grupo de Biología Funcional de Bacterias Lácticas - Instituto deInvestigación en Ciencias de la Alimentación (CIAL) - Universidad Autónoma de Madrid (UAM) http://digital.csic.es/bitstream/10261/64001/1/379440.pdf

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT