Produção de iogurte com probióticos vivos | Activia Danone

Tudo sobre a produção de iogurte com probióticos vivos

Você já deve ter ouvido falar em probióticos, mas como será que essas bactérias são adicionadas aos alimentos sem que percam suas propriedades? Nós explicaremos agora tudo sobre o passo a passo da produção de iogurte e de outros alimentos probióticos.

O que é um alimento probiótico?

Primeiro, vamos entender o que são probióticos. Eles são bactérias “boas” que ajudam a regular diversas funções no organismo, contribuindo para a melhora da saúde digestiva, impactando a sua saúde como um todo. Os alimentos com probióticos vivos, por exemplo, ajudam a reconstituir a colônia de microrganismos benéficos para a saúde, como os iogurtes com probióticos vivos, uma excelente opção para consumir diariamente.

Como é feito o iogurte com probióticos

1a etapa – Aquecimento e pasteurização do leite para fabricação do iogurte

Ao chegar na fábrica, o leite tem a sua gordura separada e, em seguida, é iniciado um processo chamado de pasteurização. Nesta etapa, a bebida é aquecida numa temperatura de 90 °C a 95 °C. O objetivo é destruir os microrganismos patogênicos, aqueles que podem causar doenças, e favorecer o crescimento dos microrganismos do fermento, que serão incorporados no alimento. “Isso também garante que não tenha nenhum tipo de contaminação”, afirma Cynthia Pereira, gerente de pesquisa e inovação da Danone no Brasil.

2a etapa – Formulação do produto base do iogurte probiótico

Após a pasteurização, o leite será preparado de acordo com o produto a que foi destinado. Isso porque existem diferentes gostos e finalidades para o consumo de iogurte, podendo ser, por exemplo, com ou sem açúcar, com e sem lactose, com gordura ou desnatado.

3a etapa – Fermentação do iogurte para sua transformação em alimento probiótico

É nesta fase de produção do iogurte que as culturas de microrganismos (ou bactérias) são inseridas no produto para realizar a fermentação. Aqui, ocorre o processo que transforma a lactose em ácido lático, dando a consistência cremosa do iogurte e o sabor levemente azedo. Esse processo dura cerca de nove horas e é realizado em um tanque a uma temperatura menor do que 40 °C, o que permite que as bactérias se multipliquem.

Como é feita a seleção das bactérias

Para a fermentação, é usado um mix exclusivo de cinco espécies de bactérias, congeladas em recipientes e armazenadas em uma sala especial, com temperatura controlada e acesso restrito. Foram anos de pesquisas para chegar à seleção de uma cepa específica de Streptococcus thermophilus e duas cepas específicas de Lactobacillus bulgaricus, que permitem que a fermentação ocorra a aproximadamente 40 °C, em um ambiente menos ácido. Essas condições também fazem com que outra cepa, a Bifidobacterium animalis, se multiplique em números muito altos — bilhões — e deem à Activia seu sabor suave.

4a etapa – Resfriamento e acréscimo das frutas ao iogurte com probióticos

Para interromper a etapa de fermentação, o iogurte é resfriado a 20 °C por duas horas. Nessas condições, a atividade microbiana é diminuída. É feito, então, o processo de embalagem, em potes ou garrafas, e são acrescidas as polpas de frutas de acordo com o sabor do produto. A linha de shots com probióticos vivos, por exemplo, vem nos sabores framboesa e hibisco, tangerina e cenoura, tradicional e morango. Após embalado, o produto é novamente resfriado a uma temperatura de 4 °C.

5a etapa – Cadeia de frio para o armazenamento e transporte do iogurte

Durante todo o período de armazenamento e transporte para os pontos de venda, o produto segue um rigoroso controle de temperatura que garante a sua qualidade. No total, a Danone possui sete Centros de Distribuição, que fazem mais de 5.000 registros de temperatura por mês. Todos são equipados com sistema de alarme sonoro para casos de temperatura fora do padrão da empresa. Tudo isso para que os produtos fiquem armazenados na temperatura correta, mantendo o frescor e textura ideais enquanto esperam para chegar até a casa dos consumidores.

Os microrganismos vivos no processo de produção do iogurte probiótico

Dados de pesquisas deram à Danone a ideia de adicionar Bifidobactérias ao iogurte. Essas bactérias foram descobertas pelo pediatra francês Henry Tissier, em 1899, na microbiota (ou flora) intestinal de bebês amamentados com leite materno. Depois de análises in vitro com diversas Bifidobactérias, os especialistas da Danone selecionaram a Bifidobacterium que consegue sobreviver e crescer no leite. Essa cepa foi depositada no Instituto Pasteur, em Paris, e patenteada sob o nome científico Bifidobacterium lactis CNCMI-2494, tornando-se exclusiva e parte integral da fórmula e do processo de fermentação de todos os produtos da linha Activia globalmente.

Probiótico: para que serve e quais são seus benefícios à saúde

Os bilhões de bactérias do tipo bifidobacterium conseguem sobreviver à acidez do estômago, chegando vivas ao intestino. Lá, elas combatem as células "do mal", que podem provocar doenças, e favorecem aquelas "do bem", proporcionando o bem-estar do sistema digestivo. Os probióticos de Activia ajudam com 5 benefícios para a saúde digestiva, melhorando o intestino preso, as dores abdominais, aliviando gases, ruídos e o inchaço abdominal.

Os produtos passam por um rigoroso processo de controle de qualidade na contagem dos probióticos vivos. “Para conseguir a aprovação do órgão regulador, é preciso apresentar um conjunto de estudos clínicos que comprovem os benefícios à saúde e uma série de quesitos ligados à segurança”, destaca Mariela Berezovsky, gerente de Ciência e Nutrição da Danone para o Brasil e a América Latina. Ela conta que as pesquisas são feitas pela Danone, mas também em parceria com universidades, seguindo padrões internacionais de investigação, que envolvem, por exemplo, um número significativo de pessoas participantes dos testes e metodologias confiáveis.

Quantidade de bactérias em cada iogurte probiótico

Cada shot diário de probióticos vivos da Activia possui oito bilhões de bifidobacterium em 100 gramas – a dose recomendada de consumo diário para garantir os benefícios à saúde. Já no caso dos potes de iogurte Activia, a quantidade é de aproximadamente quatro bilhões desses microrganismos por 100g, por isso, a recomendação de consumo é de 200g.

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT