O que são probióticos?

O que são probióticos?

Os probióticos são micro-organismos vivos que agem no corpo facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, podendo ajudar a fortalecer a imunidade e deixá-lo menos suscetível a doenças.

A atuação dos probióticos consiste em promover um aumento das bactérias "do bem" no intestino e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento daquelas "do mal", que podem provocar doenças.

Toda essa "batalha" ocorre na chamada microbiota (ou flora) intestinal – um conjunto enorme de bactérias (100 trilhões!) que habitam o nosso aparelho digestivo e constituem um ecossistema complexo. Os probióticos ajudam essa população bacteriana a viver em harmonia – favorecendo o bom funcionamento do metabolismo e auxiliando o sistema imunológico do corpo.

Além de contribuir para que o sistema digestivo não seja colonizado por agentes que causam doenças, os probióticos colaboram para o desenvolvimento das defesas do organismo e ajudam na absorção de nutrientes bem importantes para a saúde.

Afinal, o que é uma microbiota saudável e qual sua importância?

Cada um de nós tem uma microbiota diferente que evolui durante a vida, podendo ser influenciada por diversos fatores, relacionados principalmente ao estilo de vida de cada um. Medicamentos, estresse e alimentação inadequada são exemplos de fatores que podem perturbar o equilíbrio de nossa microbiota.

Essa microbiota saudável, composta principalmente por bactérias do bem, protegem contra agentes que causam doenças e ajudam na digestão e absorção dos alimentos.
Por isso, consumir diariamente probióticos pode ajudar a manter uma microbiota saudável. #Ficaadica!

Benefícios para todas as idades

Estudos mostram que os probióticos podem auxiliar no aumento da imunidade. Uma pesquisa publicada no periódico Immunity explicou que os probióticos colaboram com as células que revestem o interior do intestino e com as células do sistema imunológico para melhorar a resposta à infecção.

E as melhorias não são restritas a apenas uma faixa etária. Indivíduos de todas as idades podem se beneficiar com o consumo regular de probióticos.

Nas crianças, por exemplo, o consumo de probióticos é importante porque a microbiota ainda está em formação. Os probióticos ajudam a deixar os pequenos menos vulneráveis a desequilíbrios e à ação de microrganismos que provocam doenças. Para os adultos, os probióticos podem ser usados diariamente para auxiliar a saúde digestiva e, por consequência, obter os benefícios associados a isso.

Por fim, idosos também se favorecem do consumo dos probióticos, pois possuem o sistema gastrointestinal mais sensível e o aporte das "bactérias do bem" pode trazer mais qualidade de vida.

Que tal incluir de vez os probióticos no cardápio?
Bibliografia

Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal - Ilsi - International Life Sciences Institute
http://ilsi.org/europe/wp-content/uploads/sites/3/2016/05/Probi%C3%B3ticos.pdf

Probióticos - Anvisa
http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2864062&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=probioticos&inheritRedirect=true



  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT