O que são bactérias intestinais?

O que são bactérias intestinais? 

O que é a microbiota intestinal e por que ela é importante? 

Imagine a floresta amazônica. É verde, é majestosa e é incrivelmente vasta. Estima-se que a floresta amazônica contenha cerca de 400 bilhões de árvores - o suficiente para merecer o nome de 'Pulmões do Planeta'.  

Agora tente imaginar a mesma quantidade de vida – mas dentro de você! Pode parecer inacreditável, mas você abriga trilhões de microrganismos vivos em seu corpo. Não bilhões, mas trilhões. Sim, isso é um trilhão com 12 zeros. Intrigante, né? Vem com a gente que te explicamos! 

Sem que você saiba, seu corpo abriga todo um microcosmo de existência que está além do que podemos ver a olho nu. Em termos mais relacionáveis, você está repleto de microrganismos que somam até 1.000 vezes o número de humanos na Terra. Isso é 100 vezes mais do que o número de estrelas em nossa galáxia. E 95% desses microrganismos vivem em seu intestino! Esta incrível quantidade de bactérias intestinais coexiste surpreendentemente em harmonia mútua e podem ajudar no bom funcionamento de todo o nosso corpo.  

Sua microbiota intestinal é importante para sua saúde, podendo ajudar na digestão dos alimentos e na absorção de nutrientes. Do nascimento à maturidade, a diversidade da microbiota intestinal é dinâmica e pode ser influenciada por diversos fatores, como alimentação, por exemplo. 

Microbiota? Bactéria? O que são bactérias intestinais? 

Existem centenas de espécies de bactérias em seu intestino, formando coletivamente grande parte da sua microbiota intestinal, também conhecida como flora bacteriana. Elas são importantes para a sua saúde, e existem cerca de 150 espécies diferentes vivendo no intestino de qualquer indivíduo e, ao todo, contando mais de 1000 espécies para todos os seres humanos juntos. Cada pessoa tem sua composição e as quantidades dessas bactérias e podem evoluir ao longo do tempo. 

Muito parecido com uma impressão digital, sua microbiota intestinal o identifica como um indivíduo único, mas essa composição é bastante dinâmica. Existem muitos fatores que podem alterar a diversidade e a composição da microbiota intestinal, como: 

  • Estilo de vida – que engloba tanto a prática regular de atividade física, como o bem-estar mental 

  • Dieta – é importante garantir uma dieta saudável e equilibrada 

  • Ambiente – isso inclui níveis de poluição em seu redor também 

  • Medicação – se você está ou não tomando antibióticos, por exemplo 

  • Genética. 

Sua microbiota intestinal é mais feliz quando tudo está em harmonia, ajudando assim, em sua saúde e bem-estar. 

Tipos de bactérias intestinais

Existem vários tipos de bactérias intestinais, e todas elas desempenham um papel importante no corpo humano. As bactérias, como todos os organismos (inclusive nós), têm nomes e sobrenomes e pertencem a famílias. A ciência de nomear organismos é chamada de taxonomia e funciona como um sistema de classificação. Dessa forma, as bactérias podem ser identificadas, nomeadas e classificadas por características comuns. Dentro do seu intestino estão vivendo 150 tipos diferentes de bactérias contendo quase 10 milhões de genes. A microbiota intestinal do seu corpo é única, com diferentes fatores que a caracterizam, como seu parto, se você foi amamentado, sua dieta e estilo de vida atuais. 

Pesquisadores descobriram que as espécies dominantes de bactérias no intestino incluem Bacteroides, Clostridium, Fusobacterium, Eubacterium, Ruminococcus, Peptococus, PeptostreptococcuseBifidobacterium. Outros como Escherichia e Lactobacilos também estão presentes no intestino, mas em menor grau. Claro que existem mais espécies diferentes de bactérias que ainda não foram identificadas, mas têm escapado dos cientistas devido ao fato de que não podem ser cultivadas in vitro.

Viva a microbiota intestinal!

Sua microbiota intestinal é como a floresta amazônica, repleta de diversidade. Ela anseia por uma diversidade de gostos e sabores. Portanto, é sempre uma boa ideia saciar bilhões de vidas em sua microbiota com uma dieta equilibrada que também contém um arco-íris de frutas e vegetais! Saúde, bem-estar, vitalidade – tudo começa de dentro. Então, vamos começar sendo mais conscientes do microcosmo dentro de nós. 



Rinninella et al. What is the Healthy Gut Microbiota Composition? A Changing Ecosystem across Age, Environment, Diet, and Diseases. Microorganisms,.2019 

International Life SciencesInstitute (ILSI) do Brasil. Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal. ILSI Brasil, 2016. 













  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT