Leite fermentado e probióticos vivos não são o mesmo | Activia

Leite fermentado e probióticos vivos não são a mesma coisa

Você sabe para que serve o leite fermentado? E os probióticos vivos? Muita gente acredita que os dois tenham a mesma função, mas isso não é verdade. Abaixo, entenda o que é leite fermentado e o que é um probiótico vivo, além saber mais sobre os benefícios de cada um.

Leite fermentado é probiótico?

A resposta para essa pergunta é não, o leite fermentado não é necessariamente probiótico. Ele nada mais é do que um leite que sofre fermentação de bactérias, geralmente de lactobacilos. Mas, por mais que ele contenha lactobacilos, nem todos são considerados probióticos vivos. Por isso, não podemos afirmar que todo leite fermentado é probiótico. É necessário avaliar o rótulo do produto para confirmar.

De qualquer forma, o consumo de leite fermentado pode fazer bem à saúde em geral. Um estudo realizado por pesquisadores da University of Eastern Finland e publicado no periódico British Journal of Nutrition em outubro de 2018, por exemplo, mostrou que o produto pode trazer benefícios ao coração. A pesquisa revelou que homens que consomem produtos lácteos fermentados têm um risco menor de doença cardíaca coronária do que os que comem menos desses produtos. Outro estudo, dessa vez publicado no periódico Journal of the American College of Nutrition em 2013, também fez testes com leites fermentados e descobriu que eles podem ser benéficos para quem tem colite ulcerativa – doença inflamatória que afeta o trato digestivo. Segundo os autores, os voluntários que fizeram uso de leites fermentados à base de bifidobactérias tiveram remissão da doença e até efeitos preventivos.

Leite fermentado: benefícios para sua saúde digestiva

O leite fermentado pode favorecer o equilíbrio da microbiota por conter lactobacilos vivos, que ajudam a prevenir problemas para a saúde intestinal como um todo ao reduzir as bactérias ruins da flora intestinal e aumentar as boas.

Além disso, esses microrganismos conseguem estimular o movimento do bolo fecal, facilitando a evacuação. E, para completar, o bom funcionamento de todas as funções intestinais contribui para a melhora do sistema imunológico.

E o Shot de Activia?

O Shot Diário de Probióticos Vivos de Activia, por exemplo, apresenta um número seguro de bactérias do tipo Bifidobacterium animalis, para garantir benefícios ao organismo tendo comprovação científica e sendo aprovado para uso pela Anvisa. Uma dose de shot por dia possui a quantidade necessária de probióticos vivos para auxiliar no bem-estar digestivo.

Que tal experimentar essa bebida e aproveitar os benefícios dos probióticos vivos?

Além disso, a marca lançou, em agosto de 2023, o Leite Fermentado Activia. Com lactobacilos vivos e o único do mercado que é fonte de fibras que ajudam a sua saúde digestiva, o produto também pode ser seu aliado no cuidado diário com a sua saúde.

Referências:

Intake of fermented and non-fermented dairy products and risk of incident CHD: the Kuopio Ischaemic Heart Disease Risk Factor Study
https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/intake-of-fermented-and-nonfermented-dairy-products-and-risk-of-incident-chd-the-kuopio-ischaemic-heart-disease-risk-factor-study/C074295265BE9A67E609E22F0820CA4C 

Randomized Controlled Trial of the Effect of Bifidobacteria-Fermented Milk on Ulcerative Colitis
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07315724.2003.10719276

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT