Yoga e probióticos ajudam a calibrar a digestão

Fazer yoga diariamente ajuda a equilibrar o corpo e a mente, trazendo muitos benefícios à saúde, relacionados, inclusive, à digestão. Os resultados podem ser ainda maiores se somados a uma alimentação saudável enriquecida de probióticos e com a ingestão de água em quantidades adequadas.  

Abordagem holística 

Baseada em uma prática milenar indiana, a yoga usa técnicas de respiração, posturas e meditação que trazem força vital ao corpo, proporcionando o bem-estar dos praticantes. 

A posição de lótus — com as pernas cruzadas e em silêncio – permite relaxar e se concentrar na própria respiração, seguindo a inspiração e a expiração. Essa conexão com o corpo também é proporcionada pela prática mais dinâmica de uma sequência de movimentos.  

A realização dos asanas (posturas) têm efeitos que abrangem todos os sistemas do corpo. Alguns dos movimentos atuam predominantemente na região abdominal, auxiliando o funcionamento do sistema digestivo. 

Segundo o livro americano Anatomy of Hatha Yoga: a manual of students, teachers and practitioners, de H. David Coulter, os movimentos do diafragma efetuam uma massagem suave sobre os órgãos viscerais melhorando a digestão e o metabolismo em geral. A publicação afirma que certas posturas realizam uma massagem dos órgãos internos, conduzindo para o equilíbrio das funções digestivas e das diversas glândulas internas – além de desenvolver uma musculatura flexível, ossos e tendões resistentes e um excelente alinhamento da postura.  

Posições de yoga que podem ajudar na digestão 

Surya namaskar (saudação ao sol) – É uma sequência de posturas bastante vigorosa e energizante, composta por 12 movimentos. Seu significado está relacionado com a Tríade Hindu dos Deuses Brahma, Vishnu e Shiva, para criar, manter e dissolver o universo.  

Na primeira parte do Surya Namaskar, nas primeiras posturas, é o nascer do Sol, relacionado ao Deus Brahma, o criador do Universo. A metade da sequência, é a conservação do universo, através de Vishnu. E no final do Surya Namaskar, quando o Sol se põe, é a dissolução do universo por Shiva, para começar a rodar novamente. Representamos esses três Deuses quando realizamos o Surya Namaskar. 

A saudação ao Sol é a reverência à consciência divina que está em todos nós, em todos os momentos, mesmo que não a estejamos vendo. Como o Sol, que todos os dias se põe mas continua brilhando, em algum lugar, pela eternidade.  

O significado do Surya Namaskar é essa consciência divina e plena, que está sempre presente em cada um de nós e em toda a natureza.  

No nível físico, essa sequência, por meio de seus movimentos, promove uma massagem interna dos órgãos da região abdominal, como fígado, estômago, baço e intestinos. Fortalecem a cintura abdominal e assim, podem auxiliar na melhora da digestão. 

Para conhecer mais sobre a prática dessa sequência, não dispense o auxílio de um instrutor de Yoga.  

Tadasana (postura da montanha) - promove equilíbrio energético. Consiste em ficar parado, com os pés paralelos e afastados a uma distância de um palmo. Entrelace os dedos e eleve os braços esticados, com as palmas das mãos voltadas para cima. Mantenha-se nessa posição por 10 respirações profundas conservando o abdômen ligeiramente retraído. Procure relaxar os ombros, para que não fiquem tensionados, enquanto os braços estão levantados. 

Vajrasana - Deve-se sentar sobre os calcanhares, com as mãos repousadas sobre as coxas e manter o tronco erguido na vertical. A posição exige um bom alongamento na região dos tornozelos. Até conquistar essa flexibilidade, repita a postura, respirando sempre lentamente. Aos poucos, transfira o peso do corpo das coxas para os calcanhares. 

Balasana (postura da criança) - Deve-se sentar sobre os calcanhares, respirar profundamente e, ao expirar, inclinar o tronco para frente, encostando o peito nos joelhos (foto acima), levandoos braços para trás. Manter o pescoço relaxado e permanecer na postura por até um minuto.


Sempre que praticar yoga, não force o corpo até a exaustão, procure completar cada movimento com o máximo de consciência possível. É importante também contar com a supervisão de um profissional de yoga, que possa orientá-lo quanto à realização correta das posturas e da respiração. 

Consumo de probióticos também favorece a digestão  

Além de praticar yoga, manter uma alimentação saudável que inclua a ingestão regular de probióticos em quantidades adequadas é um ótimo reforço para a saúde digestiva. Iogurtes com certos tipos probióticos atuam a favor do bem-estar intestinal e têm, ainda, papel importante na função imunológica. Um estudo feito em 2015 por pesquisadores de quatro universidades brasileiras mostrou que o consumo de probióticos que incluem o tipo Bifidobacterium animalis lactis reduz o desconforto gastrointestinal e promove o bem-estar em adultos. A pesquisa foi feita por estudiosos da Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
Aliar a prática de yoga a uma dieta equilibrada e com a ingestão diária de probióticos, portanto, é uma maneira eficaz de manter o corpo e a mente sãos.   

 

Referências 

Anatomy of Hatha Yoga: a manual of students, teachers and practitioners. Honesdale, USA: Body and Breath, by H. David Coulter, 2001 

The effect of probiotic fermented milk that includes Bifidobacterium lactis CNCM I-2494 on the reduction of gastrointestinal discomfort and symptoms in adults: a narrative review - USP, Unicamp, UFMG e PUC-Campinas
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26268077 

Carmen Perez Yoga
https://www.facebook.com/yogatucuruvizonanorte/ 

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