Você sabe como funciona a digestão?

Falamos tanto de digestão, má digestão, ‘fazer a digestão’, mas você sabe de fato como ela funciona? Entender esse processo é importante para cuidar do corpo da maneira correta.  

Quando o assunto é digerir o alimento, é comum pensarmos logo no estômago, mas é bom lembrar que, na verdade, a digestão se inicia na boca. É durante a mastigação que o alimento começa a ser triturado pelos dentes e vira uma espécie de massinha, com a ajuda da saliva. 

Da boca, a comida vai para o esôfago, um tubo que liga a garganta ao estômago. Por meio de movimentos chamados de peristálticos, que são involuntários e fazem que o bolo alimentar caminhe até chegar ao estômago.

Lembra que a comida começa a ser "quebrada" lá na boca? Bem, quando ela chega no estômago esse processo é levado ainda mais a sério. Esse órgão solta fortes ácidos e enzimas para quebrar ainda mais os alimentos, até virar uma pasta.

No intestino delgado, essa pasta continua no processo de decomposição por meio de enzimas liberadas pelo pâncreas e pela bile do fígado. A bile é um composto que auxilia na digestão de gordura e elimina os resíduos do sangue. 

Aqui, o peristaltismo (aquelas contrações já vistas no esôfago) também está em ação, movimentando a comida e misturando-a com as secreções digestivas. É no intestino delgado que os nutrientes dos alimentos começam a ser levados para a corrente sanguínea, fazendo valer tudo aquilo que você comeu.

Depois que  parte da comida já foi absorvida, restam alguns resíduos que não serão utilizadospelo corpo. Esses resíduos que sobraram do processo digestivo seguem para o intestino grosso, também por meio dos movimentos peristálticos. A água presente nessa espécie de pasta começa a ser removida, fazendo-a virar um bolo fecal. 
 
As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. 

Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo. A questão é que o organismo gosta de aproveitar tudo --exatamente tudo-- o que vem da sua boca, portanto demora um tempinho para coletar tudo o que for necessário. 

As fezes em si, por mais que sejam restos de comida, também são formadas por bactérias que desempenham várias funções úteis. Elas sintetizam vitaminas, processam produtos residuais e partículas de alimentos e protegem contra bactérias nocivas. Depois de todo esse processo, quando o "estoque" fica cheio, o bolo fecal é eliminado pelo reto.

Viu só? Digerir um alimento é complexo e muito importante para o corpo. É por isso que o nosso papel é justamente facilitar esse trabalhão todo, já ingerindo alimentos que forem saudáveis e ricos em nutrientes, que o organismo possa aproveitar ao máximo. Da próxima vez que for comer, pense nisso!

Fonte:
Slide show: See how your digestive system works
https://www.mayoclinic.org/digestive-system/sls-20076373?s=0

 

 

Você também pode gostar