Regras de ouro para ajudar no metabolismo

Você bem sabe como é importante manter uma dieta equilibrada, que traga benefícios à saúde e  que ajude o metabolismo, para que o corpo use a energia armazenada para funcionar. É verdade que, às vezes, fazer refeições balanceadas pode ser uma tarefa difícil, diante de tantos compromissos que assumimos no dia a dia. Para facilitar a sua vida, experimente as cinco regras abaixo, que são fáceis de lembrar e vão ajudar a manter seu corpo novo em folha! 

COMECE COM UM CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL
Os nutricionistas vêm dizendo isso há anos: é essencial tomar um café da manhã saudável e nutritivo, todas as manhãs. Por quê? Porque ele dá o pontapé inicial para começar bem o dia. Se chegar ao trabalho com um estômago roncando, vai ser mais difícil de se concentrar e você ficará mais propenso a beliscar. Portanto, garanta um bom café da manhã, com frutas, aveia e iogurte com probióticos (dar link sobre receitas para café da manhã saudável com probióticos), pois esses alimentos possuem nutrientes importantes para o funcionamento do organismo e trazem energia ao corpo.

Dicas para um café da manhã saudável e com sugestões de probióticos

LIMITE OS LANCHES POUCO NUTRITIVOS
Seu colega trouxe uns biscoitinhos gostosos e os deixou sobre a mesa para que todos possam dividir. O que você faz? Por mais tentador que possa parecer, tente evitá-los. Mesmo as versões que parecem saudáveis, podem conter açúcar, amido e mel em quantias elevadas. Para situações como esta, sempre traga um pedaço de fruta ou um iogurte líquido com probióticos para o trabalho. Você receberá parte da energia que seu corpo precisa e ainda beneficiará a saúde digestiva!
 
FAÇA REFEIÇÕES MENORES COM MAIS FREQUÊNCIA
Quando chega a hora do almoço, muitas vezes acabamos comendo mais do que o necessário porque estamos com fome. Não chegue a este ponto. Em vez disso, divida suas refeições em pequenas porções, para comer a cada três horas. Assim, o organismo entende que não passará várias horas sem receber comida e, por isso, não economiza nem estoca calorias. Em poucas semanas, você se acostuma com as porções menores e mais frequentes de alimentos. 
  
DIVIDA O PRATO PELAS CATEGORIAS DE ALIMENTOS
Uma maneira fácil de garantir que você está fazendo uma refeição equilibrada é ver se metade do prato é formada por salada ou legumes sem amido. Acredite nas folhas! Verduras folhosas de cor verde escura, como espinafre, couve, rúcula e chicória, não são apenas saborosas, mas também estão cheias de fibras e nutrientes. Um quarto do seu prato deve conter proteína magra como frango sem pele ou peru ou, ainda, proteínas de origem vegetal - leguminosas, por exemplo, como feijões, lentilha e grão de bico. O quarto restante é destinados aos carboidratos, dos quais os mais saudáveis são os integrais e de baixo índice glicêmico (batata doce, mmilho e arroz integral, por exemplo). Ao pensar em metade/um quarto/um quarto para cada refeição, você garante ao seu corpo uma combinação equilibrada de nutrientes.
 
BEBA ÁGUA
Muitas vezes confundimos a sensação de sede pela de fome. Poucos de nós bebe água o suficiente, por isso ande sempre com uma garrafa na bolsa e lembre de tomar goles regulares durante todo o dia. Quando o corpo está desidratado, você se sente cansado e corre risco de sofrer de dores de cabeça, tonturas e ressecamento da boca e da pele. Adquira o hábito de beber um copo d'água assim que acordar, junto com o café no trabalho, durante e após o almoço e antes de ir para a cama. Fazer da água uma parte da rotina diária é uma boa forma de garantir a hidratação.
 
Ao seguir estas regras de ouro para uma dieta equilibrada, seu corpo vai se sentir mais saudável e você, provavelmente, mais feliz e energizado. Vale a tentativa!

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