Perguntas Frequentes

Aqui você encontra as perguntas e as respostas que esclarecem tudo sobre Activia e os probióticos naturais

1. O que são probióticos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os probióticos são micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, podem fornecer benefícios à saúde. Estudos demonstraram que culturas desses seres microscópicos equilibram a microbiota intestinal, ou seja, as bactérias que vivem no intestino, favorecendo a saúde digestiva e imunológica.

 

2. Quais os benefícios dos probióticos?

Existem diversos estudos que comprovam os benefícios dos probióticos para a saúde humana. As vantagens potenciais podem variar dependendo do tipo e da quantidade de bactérias probióticas vivas consumidas. O probiótico presente em toda a linha ACTIVIA está relacionado ao bem-estar digestivo, único com comprovação clínica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quando consumidos em quantidade suficiente, os probióticos são considerados benéficos para o sistema digestivo. Pesquisas sugerem que o consumo regular de alguns probióticos ajuda a manter o equilíbrio da microbiota intestinal, que pode ter uma ampla gama de efeitos positivos nas condições de desconforto intestinais como inchaço, flatulência e ruídos intestinais.

O consumo diário de alimentos probióticos pode ajudar os sistemas imunológico e digestivo, fornecendo uma fonte regular de bactérias "do bem" para o trato intestinal.

 

3. Quais as exigências da Anvisa para regulamentar produtos alimentares com probióticos?

A Anvisa tem um documento (http://portal.anvisa.gov.br/documents/3845226/0/An%C3%A1lise+das+Linhagens+de+Probi%C3%B3ticos__23042018.pdf/6e37da13-2151-4330-85b0-0f449dbb0e95) que estabelece regras para autorização de uso de probióticos em alimentos. Nele, o órgão deixa claro que o benefício à saúde associado ao uso do probiótico deve estar claramente identificado e refletir da forma mais adequada o conjunto de evidências apresentadas.

Somente são autorizados para uso em alimentos os probióticos que tenham sua segurança e seu benefício comprovados. Até o momento, o ACTIVIA é o único da categoria com benefício aprovado pela Anvisa, que é :

ACTIVIA, com Bifidobacterium animalis CNCM I-2494 (probiótico), ajuda a reduzir a frequência de desconforto intestinal (desconforto abdominal, inchaço, flatulência, ruídos intestinais).

Para o benefício aprovado, o ACTIVIA deve conter no mínimo 8.9 X 107 UFC (Unidade Formadora de Colônia) do Bifidobacterium animalis CNCM I-2494 por grama do produto.

 

4. Qual é o probiótico usado em ACTIVIA? E qual o seu benefício?

O ACTIVIA contém uma cultura exclusiva de iogurte probiótico, chamada Bifidus (cientificamente conhecida como Bifidobacterium animalis lactis DN-173 010 / CNCM I-2494). Esta variedade particular foi selecionada por sua notável capacidade de sobreviver em produtos lácteos. Apesar de a acidez do intestino bloquear grande parte das bactérias consumidas por meio de alguns alimentos, em humanos, foi demonstrado que um grande número de Bifidobacterium animalis lactis DN-173 010 / CNCM I-2494 sobrevive à passagem por todo o trato gastrointestinal, fazendo dele um probiótico.

Cada 100 gramas de ACTIVA contém oito bilhões dessa cultura probiótica viva.

Foi comprovado que, quando essa quantidade de Bifidus chega ao intestino viva, ela ajuda a reduzir a frequência de desconforto intestinal (desconforto abdominal, inchaço, flatulência, ruídos intestinais).

                                                          

 

5. Quais são os principais estudos científicos que embasam os benefícios dos probióticos de ACTIVIA?

Atualmente, cinco estudos clínicos demonstraram consistentemente que o consumo de Activia® melhora o conforto gastrointestinal. Três deles foram feitos em uma população saudável e dois em pessoas com síndrome do intestino irritável. Além disso, outros estudos avaliaram o mecanismo de ação do produto, como os efeitos no tempo de trânsito intestinal e a capacidade do Bifidobacterium sobreviver ao longo do trato gastrointestinal.

Somando todas as investigações, há, portanto, um total de 10 ensaios científicos que analisam os mecanismos de ação do Activia® e comprovam o benefício do produto no conforto digestivo.

 

Veja a seguir o resultado de alguns estudos que comprovam a eficácia do probiótico Bifidobacterium animalis no bem-estar.

 

  • Um estudo publicado em 2015 e realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Campinas, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que o consumo de probióticos que incluem Bifidobacterium animalis lactis reduz o desconforto gastrointestinal e promove o bem-estar em adultos;

  • Publicada no periódico British Journal of Nutrition em 2009 e realizada por pesquisadores da DANONE, uma pesquisa mostrou que o leite fermentado contendo Bifidobacterium lactis DN-173 010 melhora o bem-estar gastrointestinal e sintomas digestivos em mulheres;

  • Pesquisadores da DANONE, em conjunto com uma equipe da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, e da Université Paris Diderot, na França, mostraram que o consumo diário de lácteos fermentados com probióticos melhora os sintomas de desconfortos intestinais em mulheres. O estudo foi publicado em 2013 no periódico British Journal of Nutrition;

  • Outro estudo realizado pela DANONE em 2007, em conjunto com pesquisadores franceses, revelou que alimentos probióticos melhoram o desconforto causado pela Síndrome do Intestino Irritável e diminuem o inchaço abdominal;

  • Pesquisadores da DANONE e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostraram que o consumo de probióticos com Bifidobacterium animalis lactis reduziu a inflamação intestinal em camundongos;

  • Um estudo publicado no periódico Therapeutic Advances in Gastroenterology, em 2016, revelou que o consumo de iogurtes probióticos está associado a um efeito modesto, mas consistente na melhora dos sintomas relacionados ao desconforto gastrointestinal em adultos saudáveis.


6. Qual a diferença dos probióticos de Activia para cápsulas ou suplementos de probióticos?

Os alimentos fermentados que contêm probióticos fazem com que os micro-organismos cheguem vivos ao intestino, já que passam pelo ácido do estômago com facilidade. Além disso, eles são fonte de nutrientes necessários para uma boa saúde, como cálcio, proteína e potássio.

Já os suplementos probióticos sob a forma de pílulas geralmente não fornecem nutrientes que algumas culturas produzem durante a fermentação. Algumas pessoas ainda têm dificuldade em engolir cápsulas, algo que não acontece com os probióticos de ACTIVIA, que são agradáveis de consumir.

 

7. Todo probiótico age no intestino?

Sim. Mas a partir da ação no intestino,o probiótico pode ter efeitos benéficos em outras áreas do corpo. Além do bem-estar intestinal, reduzindo o desconforto e a produção de gases, o probiótico tem uma função imunológica comprovada, diminuindo riscos de infecções gástricas e respiratórias, alergias, diarreia associada ao uso de antibióticos. Outros estudos ainda apontam possíveis benefícios em funções metabólicas (diabetes e peso), função cerebral (estresse, autismo, depressão), cáries dentárias, saúde cardiovascular e até doenças de pele crônicas.

 

8. Qual a diferença entre prebióticos e probióticos?

Os probióticos são bactérias que conseguem passar pela barreira do estômago, que é muito ácido, e chegar ao intestino intactas. Lá, esses micro-organismos colonizam temporariamente a mucosa intestinal, conferindo benefícios à saúde deste órgão. Os prebióticos são fibras que servem de alimento para as bactérias boas do intestino e podem ser encontrados em alimentos como frutas, cereais integrais, grãos e leguminosas.

 

 

9. Existe uma recomendação da quantidade máxima de probióticos a se consumir diariamente?

Não existe uma dosagem máxima. Todo os produtos Activia® contendo probióticos são seguros  e possuem seus benefícios aprovados pela Anvisa. Como a colonização de bactérias “do bem” provindas do probiótico dura em torno de sete a quinze dias, se a ideia é manter essas bactérias no intestino em harmonia, é importante ingerir esses produtos regularmente.

Adultos saudáveis podem adicionar probióticos à dieta com segurança visto que, em geral, não há qualquer tipo de risco. O ideal é iniciar o consumo com pequenas doses e ir aumentando segundo as necessidades individuais de cada um.

 

10. Se eu consumir muitos probióticos, posso ter algum efeito colateral como intestino solto?

O probiótico utilizado em Activia é de uso seguro e aprovado para consumo humano. Portanto, a ingestão do produto não possui efeito adverso específico na população em geral. Algumas pessoas podem sentir desconforto intestinal se tomarem grandes doses de lácteos fermentados. Para evitar efeitos como esse, basta consumir o produto com bom senso.

Em caso de dúvida ou recomendação de consumo sugerimos que procure um médico e/ou nutricionista.

 

11. O que são os 5 tipos de fermentos naturais presentes no Activia?
Nossos fermentos --um mix exclusivo de 5 cepas (tipos de probióticos), incluindo Bifidus ActiRegularis®-- são a chave para tornar Activia® único. As cepas são armazenadas em um banco secreto ao qual apenas alguns de nossos especialistas têm acesso. 

Nosso mix exclusivo de cinco cepas diferentes contém:

Bifidobacterium animalis DN173010, nosso probiótico que tem efeitos comprovados de benefícios à saúde.

Streptococcus thermophiles

2 x Lactobacillus bulgaricus

Lactococcus lactis

 

12. Todo iogurte/leite fermentado possui a mesma quantidade de probióticos?

Não necessariamente. Os micro-organismos utilizados nos iogurtes podem ou não ser probióticos. Para ser considerado um probiótico, é preciso provar aos órgãos reguladores que as bactérias do produto desempenham um benefício específico e que o mesmo é seguro para consumo da população em geral.

Atualmente somente os probióticos presentes na linha Activia possuem comprovação científica de seus benefícios perante a ANVISA.

Além disso, no caso dos produtos que possuem um probiótico aprovado, é definida uma contagem mínima de micro-organismos e que se faz necessária para que o consumidor obtenha os benefícios, ou seja, cada probiótico possui uma dosagem mínima de bactérias para fazer bem ao corpo. Os produtos que entram nessa categoria entregam mais de 8 bilhões de bactérias ainda vivas diretamente ao intestino.

 

13. Todos os probióticos são iguais?     

Não. Existem diferenças em relação aos benefícios dos probióticos, que são específicos de acordo com cada tipo de cepa de bactéria. O tipo bifidobacterium, presente nos produtos da Activia e aprovado pela Anvisa,  ajuda a reduzir a frequência de desconforto intestinal (desconforto abdominal, inchaço, flatulência, ruídos intestinais).

 

 

14. Todos podem consumir probióticos?
O probiótico utilizado em toda a linha Activia é de uso seguro e aprovado pelos órgãos reguladores.

Nas crianças, por exemplo, esses produtos contribuem para o funcionamento adequado do intestino e a prevenção de infecções que podem causar diarreia --algo comum na infância. Como a microbiota dos pequenos ainda está em formação, as crianças ficam mais vulneráveis a desequilíbrios e à ação de micro-organismos que provocam doenças.

Idosos também se beneficiam desses produtos, pois possuem o sistema gastrointestinal mais sensível. Mas em todas as idades os probióticos regulam o funcionamento do intestino e fortalecem a imunidade, sendo recomendado seu consumo regular.

No entanto, alguns produtos podem conter glicose frutose e sacarose, além de leite. Para orientações específicas de consumo ou em casos de doença ou restrição alimentar, recomendamos buscar orientação profissional.

 

15. O que significa fermentação do leite por 08 horas?

Toda a linha Activia passa por um cuidadoso e exclusivo processo de fermentação lenta, que leva em média 8 horas. Esse processo é o que garante o sabor, a textura e a quantidade de probióticos ideais em toda a linha Activia.

 

16. Probióticos são iguais a lactobacilos vivos?
Não necessariamente. Para um produto ser considerado probiótico, uma quantidade específica de micro-organismos deve chegar viva ao intestino, promovendo benefícios à saúde. No caso de produtos recheados de lactobacilos, bactérias comumente usadas para fermentar leite, queijo e iogurte, por exemplo, eles só são probióticos se houver comprovação perante aos órgãos reguladores que o micro-organismo utilizado desempenha um benefício específico.

Atualmente, somente os probióticos presentes na linha Activia possuem comprovação científica de seus benefícios perante à ANVISA.

 

17. Quais são os produtos da linha Activia?

São seis linhas de produtos Activia:

 

  • Linha Café da Manhã (mamão, maçã, suco de laranja e cereais; morango, banana, maçã e cereais; amora, morango e cereais).

  • Linha Regular: Activia líquido (ameixa; morango; aveia); Activia polpa (aveia, mamão e cereais; morango; ameixa; integral; aveia).

  • Linha Sensações (abacaxi com coco; kiwi; frutas silvestres com baunilha).

  • Linha Shot (framboesa e hibisco; tangerina e cenoura; tradicional).

  • Linha Zero Gorduras (aveia; morango; ameixa).

  • Linha Zero Lactose (morango e banana; ameixa).
     

18. Activia é iogurte? Se sim, porque na embalagem vem escrito leite fermentado?

Activia é um produto lácteo fermentado com as linhagens de bactérias tradicionais de iogurte, que é o probiótico do tipo bifidobacterium. Por mais que ambos os alimentos sejam feitos por meio da fermentação de bactérias, o tipo de cultura utilizado nesse processo difere de um produto para outro. Portanto, todo iogurte é leite fermentado, mas nem todo leite fermentado é iogurte.

 

19. Activia é um alimento funcional? É registrado no ministério e como é o seu registro?

 

 

Sobre o Shot Diário de Probióticos Activia®

 

20. O que é Activia Shot?

O Shot Diário de Probióticos Activia® apresenta em 100 gramas o mesmo número de probióticos presentes nos demais produtos Activia de 200 gramas.

No shot há um número seguro de bactérias para garantir benefícios ao organismo sem provocar reações negativas.

 

21. Qual o benefício de ter 2x mais probióticos?          
O benefício está em poder disponibilizar uma opção mais prática e concentrada para consumidores que buscam os benefícios dos probióticos.

 

23. Activia Shot de probióticos é igual a Yakult?          
Não. O leite fermentado da empresa Yakult não utiliza o mesmo micro-organismo probiótico que está presente no leite fermentado Activia. O probiótico utilizado em toda a linha Activia é exclusivo, chamado de Bifidobacterium animalis DN173010, conhecido como DanRegularis®. Atualmente somente os probióticos presentes na linha Activia possuem comprovação científica de seus benefícios perante a Anvisa.

 

24. O shot contém mais probióticos do que os outros produtos Activia?

Sim. A linha Shot Diário de Probióticos Activia® possui duas vezes mais probióticos por grama de produto comparado aos demais produtos da linha Activia.

 

25. Quantos shots por dia devo consumir?       

Cada unidade da linha Shot Diário de Probióticos Activia® possui a quantidade diária de probióticos para o bem estar digestivo. Portanto, uma porção por dia é suficiente.

 

26. Se eu consumir um shot por dia, já terei o benefício dos probióticos?  
Sim, se você consumir um shot por dia, regularmente, já terá os benefícios, desde que consuma com regularidade.

 

27. Preciso tomar por quantos dias seguidos para sentir o efeito?   
Sugerimos que o consumo de Activia® ao longo de quatro semanas tem efeito benéfico cientificamente comprovado ao bem-estar digestivo.

 

28. Se eu parar de tomar, o efeito já é cortado imediatamente?
Para obter os benefícios dos probióticos é recomendado que o consumo seja frequente. Como a colonização de bactérias “do bem” provindas do probiótico dura uma semana, no máximo quinze dias, se a ideia é manter essas bactérias no intestino em harmonia, é importante ingerir esses produtos regularmente.

 

29. Ele é um iogurte ou leite fermentado?          
O Shot Diário de Probióticos Activia® é um leite fermentado. Por mais que tanto o iogurte quanto o leite fermentado sejam feitos por meio da fermentação de bactérias, o tipo de cultura utilizado nesse processo difere de um produto para outro. Além disso, a consistência do iogurte costuma ser mais cremosa, devido ao processo diferenciado de fermentação e à adição de leite em pó. Portanto, todo iogurte é leite fermentado, mas nem todo leite fermentado é iogurte.


30. Shot é mesmo um produto 100% de original natural? Não há nada de artificial na fórmula? 
A composição dos Shots Diários de Probióticos Activia® é 100% feita com ingredientes de origem natural. Além de leite, açúcar e fermentos lácteos, os Shots possuem fécula de mandioca, sucos e polpas de frutas, extratos vegetais, aromas e corantes naturais.