O que são probióticos?

Os probióticos são micro-organismos vivos que agem no corpo facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, ajudando o corpo a ficar mais forte e menos suscetível a doenças.

A atuação dos probióticos consiste em promover um aumento das bactérias "do bem" no intestino e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento daquelas "do mal", que podem provocar enfermidades.

Toda essa "batalha" ocorre na chamada microbiota (ou flora) intestinal – um conjunto enorme de bactérias (100 trilhões!) que habitam o nosso aparelho digestivo e constituem um ecossistema complexo. Os probióticos ajudam essa população bacteriana a viver em harmonia – favorecendo o bom funcionamento do metabolismo e auxiliando o sistema imunológico do corpo.

Além de contribuir para  que o intestino não seja colonizado por agentes que causam doenças, a ação dos probióticos na microbiota colabora para o desenvolvimento das defesas do organismo desde o nascimento, como uma espécie de treino para combater ameaças.

É por causa desses seres microscópicos que também conseguimos obter alguns nutrientes bem importantes para a saúde.

Afinal, o que é uma microbiota saudável e qual sua importância?

Cada um de nós tem uma microbiota diferente que evolui durante a vida, podendo ser influenciada por diversos fatores, relacionados principalmente ao estilo de vida de cada um. Medicamentos, estresse e dieta são exemplos de fatores que podem perturbar o equilíbrio de nossa microbiota.

Essa microbiota composta principalmente por bactérias auxilia nosso organismo a se proteger de agentes patogênicos e sem ela não conseguiríamos digerir e absorver adequadamente os alimentos ou nos proteger contra agentes externos.

Por isso, consumir diariamente probióticos pode ajudar a microbiota a voltar ao seu estado ideal.  #Fica a dica!

 

Benefícios para todas as idades

Estudos mostram que os probióticos podem auxiliar na manutenção de um peso saudável, contribuir na redução do colesterol e auxiliar no aumento da imunidade. Uma lista e tanto para quem busca uma vida mais saudável.

Uma das pesquisas, publicada em 2016, no periódico International Journal of Food Sciences and Nutrition, analisou 25 estudos que investigaram o impacto do consumo de probióticos em mais de 1.900 pessoas. Os cientistas concluíram que esses alimentos contendo microrganismos podem reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC) e o peso em adultos com sobrepeso.

Outro estudo, do periódico American Heart Association, constatou que os probióticos podem diminuir as moléculas carregadas de colesterol no sangue, assim como o colesterol "ruim" e total.

Já uma pesquisa publicada no periódico Immunity explicou que esses micro-organismos colaboram com as células que revestem o interior do intestino e com as células do sistema imunológico para regular a resposta à infecção.

E as melhorias não são restritas a apenas uma faixa etária. Indivíduos de todas as idades podem reter as vantagens desses microrganismos vivos.

Nas crianças, por exemplo, o consumo de probióticos é importante porque a microbiota ainda está em formação. Os probióticos ajudam a deixar os pequenos menos vulneráveis a desequilíbrios e à ação de microrganismos que provocam doenças.

Para os adultos, os probióticos podem ser usados diariamente para auxiliar a saúde digestiva e, por consequência,  obter os benefícios associados a isso. Por fim, idosos também se favorecem do consumo dos probióticos, pois possuem o sistema gastrointestinal mais sensível e o aporte das "bactérias do bem" pode trazer mais qualidade de vida.

Que tal incluir de vez os probióticos no cardápio?

Bibliografia

Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal - Ilsi - International Life Sciences Institute
http://ilsi.org/europe/wp-content/uploads/sites/3/2016/05/Probi%C3%B3ticos.pdf

Probióticos - Anvisa
http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2864062&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=probioticos&inheritRedirect=true

Você também pode gostar