O que é kombucha?

O kombucha é uma bebida fermentada que pode ser feita com chá, açúcar e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras.​

Apesar de ser feito com a adição de uma colônia de micro-organismos ao açúcar e ao chá, permitindo que a mistura se fermente, não é possível saber se a quantidade de bactérias “do bem” ali presentes é grande o suficiente para trazer benefícios à saúde.

Os defensores da bebida alegam que o chá de kombucha ajuda a prevenir e a administrar doenças graves, desde a pressão sanguínea até o câncer. Entretanto, as evidências que sugerem que o chá pode ser considerado um probiótico,  são limitadas.

De acordo com um artigo publicado pela conceituada Mayo Clinic, existem relatos de efeitos adversos ao consumo do chá, como dores de estômago, infecções e reações alérgicas. Como o kombucha muitas vezes é fabricado em casas em condições não estéreis, a contaminação também é um fator de risco, assim como ocorre com o kefir.

A conclusão é que, por mais que benefícios tenham sido reportados, ainda não há estudos suficientes sobre o kombucha. Ao consumir a bebida, portanto, vale levar em conta tais evidências.

Fontes:
Probiotics, prebiotics and synbiotics- a review
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4648921/ 

A Comprehensive Overview of the Risks and Benefits of Coffee Consumption
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1541-4337.12073 

Tea, Kombucha, and health: a review
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996900000673

Você também pode gostar