A história de Activia

Activia é a marca de laticínios número 1 do mundo e contém probióticos, microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem algum benefício para a saúde (FAO-OMS) São mais de 30 anos de experiência em pesquisa de processos de fermentação para criar um produto verdadeiramente único.  

O lançamento de Activia em 1987 foi inovador, graças à embalagem verde vibrante, que o destacava dos demais – até então, vendidos tradicionalmente nas cores azul e branco.  

O verde, cor da vida, foi escolhido para representar as bactérias vivas dentro de cada pote, bilhões (!!!) do exclusivo DanRegularis®. Esse é o nome fantasia dos probióticos do tipo Bifidobacterium animalis, patenteado pela Danone. 

A patente é concedida após comprovação em estudos de que esse tipo ou cepa de bactérias sobrevive ao trato gastrointestinal e promove uma ação benéfica ao corpo. Existem, hoje, diversos ensaios clínicos sobre os mecanismos de ação de Activia que comprovam o benefício do produto no conforto digestivo. 

No Brasil, os produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm de citar na embalagem o tipo de probióticos ali presentes e qual sua ação benéfica ao organismo – e isso tem de estar comprovado por estudos científicos. O probiótico Bifidobacterium animalis, do Activia, é identificado pelo código CNCM I-2494 e ajuda a reduzir o desconforto intestinal relacionado a incômodos abdominais, inchaço, flatulência e ruídos intestinais.   

Os sabores mais populares de Activia

O Brasil acaba de lançar o Activia Shot Probióticos Naturais, em três sabores – tradicional, tangerina e cenoura, e framboesa e hibisco. Eles contêm 8 bilhões de probióticos Bifidobacterium animalis em 100 gramas.  

No total, são mais de 1.000 produtos Activia disponíveis em 70 países, variando em textura, sabor e formatos, dependendo das tradições e gostos locais — e cada um deles contém a cepa exclusiva de DanRegularis® - os probióticos do tipo Bifidobacterium animalis.  

Por aqui, os produtos da marca Activia são encontrados nas linhas Café da Manhã, Regular, Sensações, Zero Gorduras, Zero Lactose e Shot Probióticos Naturais. 

Embora os sabores Natural e Morango sejam os mais populares no mundo, cada nação tem um paladar diferente. No Brasil, por exemplo, existem sabores que representam as frutas e cereais mais consumidos, como aveia, morango e banana, enquanto no Japão, babosa é uma escolha popular.  

Além do sabor, os produtos são elaborados de forma a se encaixar nos hábitos de cada local. Na Polônia, laticínios são considerados alimentos de café da manhã, por isso, existe o mingau Activia®. No Canadá, havia demanda por Activia® sem gordura e sem adoçantes artificiais, então desenvolveu-se o Activia® 0% com extrato de stevia. E na Rússia e na Arábia Saudita as pessoas gostam de bebidas lácteas tradicionais, o que levou à produção do Activia® Kefir e Activia® Laban. 

Cinco sabores mais consumidos no mundo 
Natural 
Morango 
Ameixa seca  
Baunilha 
Cereais 

Quer saber um pouco mais da história da Activia e dos probióticosEntão confira a nossa linha do tempo! 

1899 
Henry Tissier, pedriatra francês, é o primeiro a identificar a bifidobactéria na microbiota intestinal de bebês amamentados no peito. 

1908 
Élie Metchnikoff, vencedor do prêmio Nobel, estudando no Instituto Pasteur, descobre o impacto positivo na saúde de produtos lácteos fermentados. 

1919 
Após conhecer o trabalho de Élie Metchnikoff, Isaac Carasso produz seu primeiro iogurte fermentado e começa a vendê-lo para farmácias. Ele funda uma empresa chamada Danone, em homenagem ao filho, o ‘pequeno Daniel’. 

1929 
Aos 24 anos, Daniel Carasso funda a Danone na França – marcando o verdadeiro início da história da marca. 

1980 
Durante os anos 80, os cientistas da Danone Research trabalham criando um iogurte contendo bifidobactérias.  

1985 
Depois de muitos experimentos e testes de laboratório, a equipe de pesquisadores da Danone identificou o tipo de bifidobactérias que consegue crescer e se proliferar no leite – surge aí o exclusivo DanRegularis®.  

1986  
Em um processo inovador, é criada uma mistura de bactérias que nos permite produzir um produto de leite fermentado no qual o DanRegularis® pode sobreviver e crescer em grandes quantidades.  

1987 
Na França, a Danone lança o Bio (nome original de Activia®) em embalagem verde – um design tão especial quanto o seu conteúdo.  

2000 
O DanRegularis® é acrescentado à Coleção Nacional de Culturas de Microorganismos (CNCM) francês – uma coleção de renome do Instituto Pasteur, em Paris. A cepa isolada é identificada cientificamente como DanRegularis CNCMI-2494 

2006  
Depois de quase 20 anos no mercado, o Activia® se torna o nome internacional do nosso produto. 

2018 
Lançamento do Activia Shot Probióticos Naturais, em três sabores – tradicional, tangerina e cenoura e framboesa e hibisco.  

Hoje 
Somos a empresa número um em produtos lácteos frescos no mundo*, com mais de 30 anos de experiência em pesquisa de processos de fermentos e iogurte para criar um produto verdadeiramente único.   

*Excluindo marcas privadas. Fonte: Nielsen 2015 

Você também pode gostar