Consumir probióticos ajuda a fortalecer a imunidade

Manter o sistema imunológico fortalecido é essencial para garantir a saúde e a disposição do nosso corpo. Composto por milhões de células de diferentes tipos e funções, é a atividade imunológica que garante a defesa do organismo contra as doenças.  

Uma forma simples de ajudar a fortalecer a imunidade é consumir probióticos, produtos feitos de micro-organismos vivos que quando administrados em quantidade adequadas, confere benefícios à saúde de quem os consome, assim podem contribuir para melhor absorção de micronutrientes e fortalecer a barreira contra os micro-organismos infecciosos.  

 O mérito dos probióticos está em colocar bactérias ‘do bem’ no intestino e, assim, impedir o crescimento daquelas ‘do mal’, que podem causar enfermidades. Um benefício e tanto, já que o intestino  também é o maior órgão de defesa do nosso corpo. Manter o equilíbrio entre esses micro-organismos, portanto, significa uma melhora da imunidade do organismo como um todo.  

 Os probióticos têm um efeito imunoestimulante, devido à sua capacidade de interagir com os tecidos da mucosa intestinal e protegê-la da agressão de micro-organismos nocivos.   

Pesquisas sobre probióticos  

Diversas estudos científicos têm constatado a importância dos probióticos para o sistema imunológico.  

Em julho deste ano, um estudo publicado no periódico americano Immunity mostrou que as bactérias "boas" colaboram com as células que revestem o interior do intestino e com as células do sistema imunológico para regular a resposta à infecção. Segundo os pesquisadores, a chegada dos probióticos no intestino desperta as células de defesa, o que mantém o sistema imunológico funcionando contra invasores que possam  

Outra pesquisa, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), constatou que os probióticos demonstraram eficácia para ajudar o organismo a reagir a diversas condições médicas, particularmente as patologias gastrointestinais, além de outras aplicações clínicas, como as doenças bucais.  

A eficácia dos probióticos são apontados como um avanço no entendimento do sistema imunológico, mas ainda há muito a descobrir sobre o sistema imune.  

Fontes:  

Interactions between the microbiota and the immune system
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4420145/

Critical Role for the Microbiota in CX3CR1+ Intestinal Mononuclear Phagocyte Regulation of Intestinal T Cell Responses
https://www.cell.com/immunity/fulltext/S1074-7613(18)30245-0#%20

A IMPORTÂNCIA DO USO DE PROBIÓTICOS NA SAÚDE HUMANA
https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acbs/article/viewFile/12491/pdf
 

Você também pode gostar