Conheça os melhores aplicativos fitness

Ainda dá tempo de começar a se exercitar em 2018 e alguns aplicativos fitness podem ajudá-lo nessa empreitada. Eles auxiliam (e muito!) quem tem dificuldades para organizar a rotina e encaixar a atividade física na programação da semana.

Mas antes de baixar seu (novo) melhor amigo de treino no celular, é imprescindível ir ao médico e fazer um check-up para ver se a saúde está em dia e se você tem condições de começar a se exercitar.

Após a liberação do médico, vale consultar um profissional de educação física, que possa orientar quanto às atividades mais indicadas, a frequência e o tempo de duração das mesmas, e a maneira correta de realizar cada exercício, de modo a evitar machucados ou qualquer outro prejuízo ao corpo.  

Outro aspecto importante é incluir um plano alimentar, com orientação de um nutricionista. Isso não significa fazer dieta, e sim saber como se alimentar melhor e de acordo com os horários de treino. Um lanchinho antes de sair para correr pode dar aquele gás que faltava, por exemplo. 

Ao fazer da atividade física uma aliada, benefícios como melhora nos níveis de colesterol e triglicérides e na saúde cardiovascular – além do bem-estar geral – podem aparecer.

Ditas as primeiras dicas, vamos ao que interessa. Confira a seguir quatro aplicativos fitness para largar de vez o sofá! 

Runkeeper
Disponível para Android e iOS. App grátis.
Destinado a vários tipos de esportes, o aplicativo oferece diversas opções para escolher: corrida, remo, skate, natação, cadeira de rodas e até corrida nórdica. Você seleciona seu objetivo e ele diz como chegar lá, passando treinamentos e avaliando sua performance com gráficos e desafios no curto, médio e longo prazo. Também armazena músicas para ouvir enquanto se move.

My training
Disponível para iOS. App grátis.
Desenvolvido no Brasil, o aplicativo funciona como ficha de treino e tem aspectos de rede social. Dá para acompanhar o que seus amigos estão treinando e comparar os resultados. Ele também possui todas as funções para a rotina de musculação diária. Ótimo para quem busca treinamento funcional e treino intervalado de alta intensidade, conhecido pela sigla em inglês HIIT.

NTC – Nike Training Club
Disponível para Android e iOS. App grátis.
O aplicativo desenvolvido pela Nike é perfeito para quem não curte o ambiente de academia. Nele, você programa treinos de definição de músculos, perda de peso e alongamento, com a modalidade que quiser. São vídeos curtos para você acompanhar e ainda controlar o tempo gasto por cada atividade.

Strava
Disponível para Android e iOS. App grátis.
A rede social para corredores e ciclistas registra o treino, disponibiliza desafios e ainda compara sua performance com a de outros esportistas. Sabendo sua classificação geral, você pode se motivar a ir mais longe, e, além disso, tem a possibilidade de salvar seu arquivos, como planilhas, no aplicativo. Ele mostra as principais estatísticas como distância, ritmo, velocidade, ganho de elevação e calorias queimadas.

Escolha seu aplicativo fitness favorito e mão à obra!
 

Referências:
Atividade Física e Perfil Lipídico no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) – UFMG, UFBA e USP, 2016.
http://www.scielo.br/pdf/abc/2016nahead/pt_0066-782X-abc-20160091.pdf

Cardiovascular Effects and Benefits of Exercise - Division of Cardiovascular Medicine, Department of Medicine, Diabetes and Obesity Center, Institute of Molecular Cardiology, University of Louisville, Louisville, KY, United States, 2018.
 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6172294

Você também pode gostar