6 maneiras de aproveitar ao máximo uma pausa de 10 minutos no trabalho

A hora do cafezinho é sagrada – ou deveria ser! Esse é o momento de recarregar as energias e dar uma relaxada no corpo e na mente. Um descanso, mesmo que rápido, ajuda a voltar ao trabalho com pique total, mais concentrado e bem humorado. Então, desligue o monitor, coloque seu celular no mudo e experimente algumas destas sugestões para uma pausa eficiente de 10 minutos. 

RECARREGUE AS ENERGIAS COM UM LANCHE SAUDÁVEL 

Nada melhor do que fazer uma pausa para comer algo e, assim, recarregar as energias. Uma fruta, um mix de castanhas ou granola com iogurte são ótimas opções para dar uma boa animada e, de quebra, favorecer a saúde digestiva. As versões de iogurte com probióticos podem ajudar a digestão e a absorção de nutrientes,  para que o corpo  fique mais forte e menos suscetível a doenças. Não se esqueça de beber água também — manter-se hidratado ajuda a permanecer atento e motivado.  

Mais ideias de lanches prontos em 10 minutos, veja aqui. 

ESTIMULE O CÉREBRO 

Se você sente que a sua concentração está passeando em outro lugar, é hora de fazer uma parada. Exercícios rápidos mentais são ótimos para despertar o cérebro e recuperar a concentração. Tente terminar um Sudoku (jogo mental) em dez minutos, calcular quantos quilômetros você já correu essa semana ou até escrever para algum amigo ou parente. Atividades mentais curtas e intensas que forçam sua mente a se concentrar são excelentes para o treinamento cerebral e a melhoria da memória.  

AFASTE-SE DO SEU COMPUTADOR 

Se os olhos estão vermelhos e cansados de ficar olhando para o monitor o dia todo, interrompa as atividades e saia de perto da tela. Uma caminhada rápida de dez minutos, ao ar livre, se possível, ajuda a despertar e também a relaxar a vista. Use esse tempo para se concentrar em pensamentos não relacionados a trabalho ou para resolver alguma pendência pessoal. 

PRESENTEIE-SE COM UMA MASSAGEM 

A automassagem pode não só aliviar músculos cansados e doloridos, mas também lhe motivar e energizar. Coluna rígida por sentar muito tempo na frente do computador? Faça movimentos circulares para cima e para baixo na sua coluna, usando os nós dos dedos o mais alto que conseguir, depois abrace-se para alongar a parte superior das costas. Uma bolinha de tênis pode ser uma grande aliada: tire seus sapatos e role-a pela sola dos pés pressionando-os para baixo, para ganhar uma ótima massagem nos pés.  

RELAXE COM MÚSICA 

Procure um espaço tranquilo, coloque uma música calma para tocar e use sua pausa de dez minutos para relaxar. Comece com longas respirações profundas — inspire pelo nariz e expire pela boca — que já terão um efeito calmante imediato e deixe sua mente livre. Ao escolher uma faixa de 10 minutos, você não terá que se preocupar em perder a noção do tempo: quando a música acabar é hora de voltar ao trabalho! Se acha que uma música calma não é para você, ou se está preocupado em adormecer sem querer, escolha alguma música mais animada. Toque os dedos do pé, alongue-se e sinta a energia... 

SOCIALIZE COM OS AMIGOS 

Combine o intervalo com algum amigo e aproveite os 10 minutos para conversar sobre amenidades ou mesmo decidir sobre o local do almoço, se a pausa for no meio da manhã. É também um bom momento para abastecer a garrafa de água. Escolha o trajeto mais longo ou mesmo o bebedouro de outro andar para se movimentar um pouco. 

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NOS 10 MINUTOS DE PAUSA 

- Ler e-mails, ver vídeos no youtube, acessar redes sociais, navegar na internet ou realizar telefonemas profissionais no próprio local de trabalho não ajudam a mente a descansar. Deixe isso para o fim do dia ou para o horário do almoço, se possível. 

- Não fique sentado na hora do descanso. Levante-se, movimente-se, circule pelo ambiente de trabalho. 

- Não espere o corpo acusar sinal de cansaço para dar uma parada,  pois nessa hora a produtividade já estará prejudicada.  

 

Essas ideias de pausas de dez minutinhos ajudam você a ficar mais calmo e motivado para voltar ao trabalho mais tranquilo! 

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