Branco
activia
Facebook

Activia é a única marca da categoria a ter os benefícios de seus probióticos aprovados pela Anvisa. Saiba como funciona

Texto de introdução
Comprovação da eficácia inclui estudos para provar que micro-organismos estão vivos e ativos até o final da vida útil do produto e que chegam na quantidade correta ao sistema digestivo

Antes de tudo, é importante entender o que são probióticos. Probióticos são micro-organismos vivos que, quando consumidos em quantidade adequadas, conferem algum benefício à nossa saúde.

Por isso, para que um micro-organismo seja considerado um probiótico, é preciso realizar estudos clínicos que comprovem a sua eficácia, bem como ser validado pelo órgão regulamentador. 

Mesmo assim, é importante ressaltar que existem diversas espécies de probióticos e que, para usufruirmos de seus benefícios, é preciso consumi-las na quantidade adequada e essa dosagem pode variar de acordo com cada espécie.

A comprovação da eficácia inclui estudos no produto a ser consumido, isto é, deve se comprovar que os micro-organismos se mantêm vivos e ativos até o final da vida útil do produto, como por exemplo o iogurte. É preciso, também, confirmar que esses micro-organismos passem vivos pelo nosso estômago e cheguem ativos e nas quantidades corretas até o nosso sistema digestivo. É lá que a mágica acontece.

Preenchendo todos os requisitos acima, a marca recebe a aprovação para poder utilizar o termo “probiótico”. Caso a indústria queira colocar algum claim funcional exclusivo adicional, é preciso ter novos estudos clínicos que comprovem esses benefícios específicos e adicionais.

Hoje em dia, muitos alimentos com probióticos são comercializados no Brasil. Mas, até o momento, a marca Activia, da Danone, é a única da categoria com benefício dos seus probióticos aprovados pela Anvisa. Os produtos da Activia contêm uma cultura exclusiva, o probiótico Bifidobacterium animalis CNCM I-2494. 

Todos os produtos da linha Activia possuem, em sua composição, a quantidade mínima de 8 bilhões de probióticos naturais a cada 200g de produto, com exceção da linha Shot Diário que possui essa mesma dosagem em 100g de produto.

Conheça o claim exclusivo de ACTIVIA: 

Activia, com Bifidobacterium animalis CNCM I-2494 (probiótico), ajuda a reduzir a frequência de desconforto intestinal (desconforto abdominal, inchaço, flatulência, ruídos intestinais). A recomendação diária de consumo do produto deve ser de 200 gramas. 

Agora que você já sabe como funciona a regulamentação de alimentos com probióticos, fica mais fácil escolher um produto seguro e de qualidade. 

E você, já consumiu probióticos hoje?

Referências

Minuta de Guia para Instrução Processual de Petição de Avaliação de Probióticos para Uso em Alimentos - Anvisa
http://portal.anvisa.gov.br/documents/3845226/0/Guia+Probioticos_Portal.pdf/e1bbf33e-719e-4f3e-84a0-7846bbe17972

Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia para Probióticos e Prebióticos, 2017
http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-and-prebiotics-portuguese-2017.pdf