Truques para preparar lanches em 10 minutos

Truques para preparar lanches em 10 minutos

Texto de introdução
Convenhamos que, às vezes, a sua semana é tão cheia de compromissos e horas extras que refeições demoradas à noite simplesmente não estão no menu. Mas isso não significa que você precisa abrir mão do sabor ou da qualidade.

Os truques que mostramos a seguir, para preparar refeições em 10 minutos, se adequam perfeitamente à agenda atribulada. São dicas que enfatizam a culinária saudável e saborosa e trazem o equilíbrio perfeito entre comer bem e de maneira eficiente. 

EQUIPAMENTOS QUE ECONOMIZAM TEMPO 

O primeiro passo essencial para tornar sua cozinha mais eficiente é investir em algumas ferramentas que o ajudem a economizar tempo e alcançar o máximo de sabor e nutrição, com preparação mínima.  

Anota aí! Cortadores de legumes em espaguete portáteis e descascadores à Julienne permitem que você prepare um delicioso "macarrão" nutritivo feito de abobrinha, cenoura e outros legumes frescos. O processador de alimentos e liquidificador ajuda a cortar, ralar, picar e fazer rapidamente purê dos ingredientes. Panelas antiaderentes de alta qualidade são fáceis de lavar. Por fim, facas e um amolador caseiro fazem com que você atue como um profissional. 

 

Agora vamos às dicas: 

COMIDAS CRUAS 

Uma dieta saudável inclui porções generosas de frutas e legumes crus não processados. Sugerimos algumas receitas – verdadeiras ‘super saladas’ – que podem complementar refeições saudáveis. Confira: 

1. Monte um prato com quantos legumes, frutas, algumas nozes e sementes (se quiser e tiver!). Depois, cubra com um molho de iogurte e ervas.  
2. Faça um gaspacho (sopa fria de tomate, pimentão e pepino), ou outra sopa que tampouco exija cozimento. Detalhe: o processador de alimentos e o liquidificador são ideais para a tarefa! 
3. Prepare um prato de ‘tapas’, pães cortados em torradas, com legumes picados por cima regados a azeite e outros temperos a gosto. 
4. Salada grega com pepino, cebola roxa, tomate, queijo feta (feito de leite de cabra e ovelha) e orégano. 

RECEITAS DE 10 MINUTOS DE FORNO E FOGÃO 

Há vários pratos de forno e fogão que podem ser preparados em cerca de 10 minutos ou menos. Experimente envolver filés de salmão fresco com aspargos e óleo de gergelim em papel alumínio e asse todos juntos. Para um refogado rápido delicioso, cozinhe buquês de brócolis, ervilha torta e repolho picado grosseiramente em uma frigideira, jogue alguns pedaços de frango ou tofu, e, em seguida, tempere com molho de soja. Outra opção deliciosa pode ser uma omelete simples com cogumelos picados, um pouco de queijo parmesão ralado e salsinha fresca. Sirva com salada. 

REFEIÇÕES CONGELADAS E SAUDÁVEIS 

Em períodos menos conturbados, prepare grandes porções de pratos congeláveis como lasanha, sopas de feijão e de legumes, bolinhos de salmão, ou panquecas de frango e congele. Nas semanas mais difíceis, você pode usar esses pratos congelados e fazer refeições saudáveis em um estalar de dedos. Para preservar o máximo do sabor e das vitaminas, o ideal é servir esses pratos congelados até uma semana após o preparo. Um molho feito na hora, com iogurte e especiarias, pode trazer o toque fresco que a refeição pede.  
 
LANCHES NUTRITIVOS 
Se a ideia é dar uma variada no cardápio, sanduíches e outros combinados fáceis de fazer podem servir de alternativa às refeições pelo menos um dia da semana.  
 
Sanduíche de atum (sem óleo) – com pão integral, tomate em rodelas, cenoura ralada e folhas de alface. O toque diferente pode vir do molho de iogurte. Misture-o com sal, azeite e temperos a gosto, como pimenta-do-reino, alho e salsinha. 
Crepioca – essa mistura de ovo batido com a farinha de mandioca pode ser recheada de várias formas. Experimente com peito de peru, folhas verdes, queijo branco e iogurte natural temperado com limão, azeite e sal.  

Para incrementar a saúde digestiva, vale fazer um molho de salada utilizando a versão integral do iogurte com probióticos. Os probióticos são micro-organismos vivos que quando administrados em quantidade adequadas, confere benefícios à saúde de quem os consome, assim podem contribuir para melhor absorção de micronutrientes e fortalecer a barreira contra os micro-organismos infecciosos. Nada mal, não é? 

GESTÃO DE TEMPO  

Ponha suas habilidades de gestão de tempo e definição de metas para funcionar no quesito preparação de refeições. Se tiver em mente um objetivo claro de passar mais tempo com a família ou se dedicar a outras atividades à noite, você vai se sentir mais motivado a otimizar as atividades na cozinha. 

COZINHA COMO MEDITAÇÃO 

Mesmo quando você demora apenas 10 minutos, cozinhar pode ser uma ótima maneira de reequilibrar a mente e recarregar as baterias depois de um longo dia de trabalho. Pense na preparação da refeição como uma espécie de meditação — picar legumes para conseguir os sabores certos — e torne este momento uma parte da sua busca por uma vida mais equilibrada. 

Com essas refeições rápidas e saborosas, vai sobrar mais tempo até para ler outras dicas interessantes aqui no site. Aproveite!

Conheça outros produtos da linha