Dicas para um café da manhã saudável e com sugestões de probióticos
Facebook

Dicas para um café da manhã saudável e com sugestões de probióticos

Texto de introdução
Que tal tomar um café da manhã saudável hoje? Fazer uma refeição equilibrada logo cedo é fundamental para começar o dia bem disposto. Afinal, após horas de jejum, o corpo necessita ser reabastecido com água e alimentos que contenham vitaminas e minerais importantes para o desempenho das funções vitais.

Consumir probióticos também pode trazer uma dose extra de saúde ao corpo. Um de seus benefícios, comprovados cientificamente, diz respeito ao bem-estar digestivo. Iogurtes com probióticos ajudam a reduzir o desconforto intestinal e têm, ainda, papel importante na função imunológica do corpo, podendo favorecer o combate a infecções e alergias. 

Veja sugestões para um café da manhã saudável, saboroso e de fácil preparo 

Fruta, castanhas e iogurte 

Ideal para quem gosta de comer algo refrescante logo ao acordar. Use um prato fundo pequeno para misturar os ingredientes. Pique em pedaços uma fruta, como morango ou banana; ponha um punhado de castanhas – castanha do Pará, castanha de caju, nozes ou amêndoas, por exemplo; e derrame o iogurte com probióticos por cima.  

Tapioca recheada  

O preparo da tapioca é rapidinho. Basta jogar a goma peneirada na frigideira e adicionar o recheio de sua preferência. Você pode usar uma fatia de queijo, um ovo mexido, atum ou geleia de fruta. Se tiver em casa chia ou linhaça, vale misturá-las à goma, pois elas são ricas em fibras e ajudam a retardar o processo de digestão. Detalhe: na receita original da tapioca, a massa não deve ser aquecida dos dois lados na frigideira, como se fosse uma panqueca. Assim, a parte de dentro da massa fica mais molinha e aderente ao recheio que for utilizado.  

Mingau com fruta 

Um mingau saudável leva apenas 15 minutos para aquecer no fogão ou cinco minutos no micro-ondas. Depois de pronto, acrescente banana e mel ou maçã e canela polvilhada por cima. Prefira aveia em flocos grandes do que o mingau instantâneo. Ela auxilia no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. E ainda traz o gostinho de comida da infância junto. 
 
Smoothies de frutas frescas e iogurte 

Que tal variar os ingredientes? Experimente frutas vermelhas (morango e amora), kiwi e melão, limão e laranja ou abacate com framboesa batidos com iogurte com probióticos. Essa mistura pode render uma bebida diferente e deliciosa!  

Granola com iogurte 

Combine aveia, nozes, frutas secas sem açúcar (uvas passas, damascos, ameixas secas, maçã, etc.) e uma pitada de sal para uma deliciosa granola caseira. Extremamente saborosa e nutritiva quando servida com iogurte com probióticos. 

Panqueca  

Para uma versão mais leve e saudável desse tradicional prato americano você pode utilizar farinha integral, em vez da tradicional, e leite desnatado ou semidesnatado, em vez do integral. Queijo branco, , frango desfiado, geleia de frutas ou mel podem servir de recheio. Se quiser (e puder) se antecipar, faça a massa no dia anterior. Ela dura até 48 horas na geladeira.  

Torradas com ovos 

Ovos são uma ótima opção para uma refeição salgada, que podem entrar no cardápio uma ou duas vezes por semana, e vão muito bem com torradas integrais. Em geral, de manhã, eles são servidos mexidos, mas também pode ser feitos fritos em um pouco de azeite ou, ainda, no estilo pochê, quando cozinhado em uma panela com água quente.  

Com tantas opções rápidas e gostosas, não tem mais desculpa para não tomar um café da manhã saudável. E aí, a mesa tá pronta?