Três receitas com iogurte saudáveis e salgadas
Facebook

Três receitas com iogurte saudáveis e salgadas

Texto de introdução
Receitas com iogurte são comuns em pratos doces, consumidos em lanches e no café da manhã. Mas esse alimento super fresquinho também combina com preparações salgadas, sendo muito usado, pela sua textura, em molhos que podem até substituir ingredientes como maionese e creme de leite. De gosto levemente ácido, o iogurte é de maneira geral fonte de cálcio e potássio, e pode trazer vários benefícios à saúde, principalmente relacionados ao bem-estar do sistema digestivo. Selecionamos a seguir três opções de pratos salgados, fáceis de fazer, saudáveis e saborosos. Confira!

SALADA DE MACARRÃO AO MOLHO DE IOGURTE
Serve até 8 porções 

INGREDIENTES

400 g de fusilli (parafuso) cozido al dente (deixe esfriar)
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
½ xícara (chá) de castanhas de caju picadas grosseiramente
1 e ½ xícara (chá) de tomates-cereja em metades
3 talos de salsão (aipo) em fatias finas na diagonal

MOLHO

2 potes (340 g) de iogurte natural bem gelado
½ xícara (chá) de folhas de rúcula
2 colheres (sopa) de folhas de salsinha
1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho
Sal e pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO

Após cozido o macarrão, junte todos os ingredientes da salada em uma tigela. Bata os ingredientes do molho no liquidificador até ficar uniforme, regue a salada e o prato está pronto para consumo.

SOPA FRIA DE LEGUMES COM IOGURTE
Serve até 4 porções

INGREDIENTES

1 pacote de seleta de legumes caseira para sopas
1 cebola
1 dente de alho
3 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
2 folhas de louro
6 cubos de iogurte congelados (cerca de 170 g)
salsinha e cebolinha fatiada a gosto para servir
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino a cebola e o alho. 
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Junte o alho, as folhas de louro e mexa por 1 minuto para perfumar. 

Junte a seleta de legumes congelada e regue com a água. Tempere com sal, pimenta e deixe em fogo médio até ferver; abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Transfira a sopa para uma tigela e deixe amornar antes de levar para esfriar completamente na geladeira. 

Descarte as folhas de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Junte os cubos de iogurte congelados e bata até ficar lisa. Prove e ajuste o sal e a pimenta, sirva a seguir com cebolinha fatiada.

BERINJELA ASSADA COM PIMENTA E MOLHO DE IOGURTE
Serve até 4 porções

INGREDIENTES

2 berinjelas
2 pimentas dedo-de-moça
2 colheres (sopa) de azeite
2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada)
10 folhas de hortelã
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Forre uma peneira com um pano de prato limpo (ou 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio) e coloque sobre uma tigela. Disponha o iogurte na peneira forrada e leve para a geladeira. Deixe drenar por cerca de 40 minutos na geladeira --assim o iogurte fica com uma consistência mais firme. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 

Lave e seque as berinjelas e as pimentas. Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, e transfira para uma assadeira grande, de preferência antiaderente. Corte as pimentas ao meio e, com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes. Transfira as metades para a assadeira e lave bem a tábua.
Regue as pimentas e as berinjelas com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e disponha as metades de berinjela e pimenta com a casca para cima, uma ao lado da outra, deixando espaço entre cada uma. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar --na metade do tempo vire os legumes com uma espátula, para dourar por igual. 

Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã. Transfira para uma tigela e misture bem com o iogurte drenado. 
Na hora de servir, coloque em cada prato uma metade de berinjela, uma metade de pimenta e uma colherada generosa do iogurte temperado. Regue com um fio de azeite e tempere com mais pimenta-do-reino a gosto.  

Fonte: www.panelinha.com.br