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Conheça os benefícios do consumo de proteína.

Texto de introdução
As proteínas atuam tanto na construção, fortalecimento e reparação de tecidos, como na produção de enzimas, hormônios e anticorpos

Antes de mencionar todos os benefícios do consumo de proteína, é preciso entender o que é este componente e como ele atua no corpo humano.

“Proteínas são longas cadeias de aminoácidos que estão presentes em todos os seres vivos, sejam os humanos, as bactérias, as borboletas, as plantas e até mesmos os vírus”, explica o artigo da Medical News Today, website de noticias e informações sobre saúde.

O texto mostra, ainda, que o corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células, cada uma delas sendo composta por milhares de proteínas diferentes que, juntas, permitem que a célula faça o seu trabalho. 

As proteínas são compostas por diferentes aminoácidos, que formam sequências únicas, resultando em função e estrutura igualmente diferenciadas. 

Dos 20 principais aminoácidos conhecidos, existem os não-essenciais, que o corpo humano consegue sintetizar, e os essenciais, que o organismo não sintetiza e que são necessários para o crescimento e a manutenção do corpo.

Sabendo disso, é possível concluir que a proteína é um componente importante e fundamental para todas as células do corpo.. 

A proteína desempenha um papel em quase todos os processos biológicos, atuando tanto na construção, fortalecimento e reparação de tecidos, como na produção de enzimas, hormônios e anticorpos. Por isso, o corpo humano necessita de quantidades diárias relevantes.

Alimentos com proteína

Alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos, são boas fontes de proteínas completas, em outras palavras, contém grande parte dos aminoácidos essenciais.

Já os alimentos de origem vegetal podem ser ricos em proteínas mas em alguns casos não possuem todos os aminoácidos essenciais ou na quantidade adequada às necessidades do ser humano, explica o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

Recomendação de ingestão diária de proteína

Em geral, a indicação de ingestão diária de proteína é de 15% a 20% do valor calórico total ou 0,8g a 1g/ kg de peso/dia. Uma pessoa que pesa em torno de 60kg necessita ingerir algo entre 48g e 60g de proteína por dia. Já alguém que pesa em torno de 70kg tem de ingerir entre 56g e 70 proteínas/dia (2). 

Seguindo as recomendações da pirâmide alimentar, os adultos, em geral, devem consumir uma porção do grupo de ovos, carne, aves e peixes (com pouca quantidade de gordura); uma porção de leguminosas – como feijão (uma concha), lentilha (duas colheres de sopa) e soja (uma colher de servir); e três porções de produtos lácteos – como leites e iogurtes.

Aspectos como a prática de atividade física, idade e estado de saúde podem interferir nas necessidades diárias de ingestão de proteína. A orientação de um nutricionista, portanto, é essencial para definir as quantidades corretas desse macronutriente, segundo as necessidades individuais de cada um. 

Referências

1. How much protein does a person need? – Medical News Today
https://www.medicalnewstoday.com/articles/196279.php

2 Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf