Cálcio, o que é, para que serve e em que alimentos encontrá-lo
Facebook

Cálcio, o que é, para que serve e em que alimentos encontrá-lo

Texto de introdução
Você sabia que o cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano? O esqueleto é o seu principal reservatório, abrigando juntamente com os dentes, 99% do total de cálcio no organismo. O 1% restante está distribuído no sangue, fluido extracelular e tecidos moles, afirma o estudo Funções plenamente reconhecidas de nutrientes – Cálcio, publicado pelo International Life Sciences Institute (Ilsi) Brasil.

O cálcio é essencial para a mineralização de ossos e dentes e também está envolvido em funções como divisão celular, contração dos músculos, secreção de hormônios e coagulação sanguínea. 

Consumo diário recomendado
A necessidade de cálcio varia conforme a idade e o estado fisiológico, sendo maior nas fases de rápido crescimento, como final da infância e adolescência. Na idade adulta, a formação e reabsorção óssea se estabilizam, exigindo portanto um consumo menor.  

A ingestão diária de cálcio recomendada para adultos é de 1.000 mg/dia – de 3 a 4 copos de leite –, segundo o guia americano de referência para cálcio e vitamina D, da National Academies Press. 

“Nas gestantes e lactantes, ocorre maior absorção intestinal, assim, a recomendação deve seguir a relativa à faixa etária. Nos períodos em que a absorção intestinal desse nutriente está diminuída e a taxa de reabsorção óssea aumentada, como nos indivíduos idosos, o requerimento de cálcio novamente se eleva”, ressalta a publicação do Ilsi Brasil.

Segundo o mapa do cálcio, levantamento realizado pela International Osteoporosis Foundation, com o apoio de pesquisadores de todo o mundo, no Brasil, o consumo médio do mineral  é por volta de 508mg/dia, bem abaixo do esperado.

Outro estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) observou que as mulheres adultas são as que menos consomem cálcio e os meninos adolescentes os que mais ingerem o mineral. A pesquisa identificou que, no geral, 85% dos homens adultos e 99% das mulheres idosas apresentam valores inadequados de consumo. A investigação também afirma que a ingestão de cálcio e vitamina D diminui de acordo com os estágios da vida em homens e mulheres, e aumenta com a renda familiar e o nível educacional. 

De acordo com o estudo do Ilsi Brasil, a ingestão aquém do recomendando pode contribuir para a crescente prevalência de osteoporose em nosso país. 

A osteoporose se caracteriza pela diminuição de massa óssea e deterioração do tecido ósseo, o que faz com os ossos fiquem mais frágeis e aumente o risco de fraturas. 

Embora a herança genética seja considerada o principal fator de risco de fraturas, conforme afirma o artigo Fatores de risco da osteoporose: prevenção e detecção, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), outros aspectos também são importantes nesse sentido. Entre eles, adotar um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada, além do hábito de tomar sol.

Alimentos com cálcio
Dentre os alimentos que fazem parte do consumo diário da população, leite de vaca, iogurtes e queijos são os que têm maior quantidade de cálcio por porção usualmente consumida, além de apresentarem maior taxa de absorção do mineral. Mas o cálcio também pode ser encontrado em outros alimentos. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), o cálcio pode ser encontrado em quantidades altas em certos peixes e frutos do mar como lambari, camarão sete-barbas, manjuba, pescada branca e sardinha; nas sementes de gergelim;, cevada e aveia. Verduras verde-escuras, como couve, espinafre e brócolis também são recomendadas como boas fontes de cálcio por especialistas.

Iogurtes Activia
A linha de leite fermentado Shot Diário de Probióticos é FONTE DE CÁLCIO. 
 
Disponível nos sabores tradicional, framboesa e hibisco e tangerina e cenoura, os shots podem auxiliar no dia-a-dia, graças à presença de probióticos, micro-organismos vivos que quando consumidos regularmente e nas quantidades adequadas, reduzem os desconfortos do sistema digestivo 

Saiba mais sobre a linha Shot Diário de Probióticos:
https://www.activiadanone.com.br/br/content/nossos-produtos?range=561&type=All&flavor=All&field_product_weight_tid=All

Referências

Funções plenamente reconhecidas de nutrientes  - Cálcio, do International Life Sciences Institute (Ilsi) Brasil, 2014.
http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/Fasci%CC%81culo-1-Seg-Edic%CC%A7a%CC%83o-Ca%CC%81lcio.pdf

Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK56070/

Calcium map – International Osteoporosis Foundation
https://www.iofbonehealth.org/facts-and-statistics/calcium-map

Prevalence and correlates of calcium and vitamin D status adequacy in adolescents, adults, and elderly from the Health Survey-São Paulo, 2013
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23422543

Fatores de risco da osteoporose: prevenção e detecção – Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001.
http://www.scielo.br/pdf/aob/v10n1/a07v10n1.pdf

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco) - 2011
http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf