A intolerância à lactose

A INTOLERÂNCIA À LACTOSE


Você possui intolerância à lactose? Confira alguns alimentos que podem trazer mais sabor
para a sua vida

A lactose é o açúcar do leite, digerido no intestino por uma enzima chama lactase. Algumas pessoas, por diversos motivos, possuem uma incapacidade total ou parcial de digerir a lactose, devido a debilidade do corpo em produzir a lactase, ocasionando a chamada intolerância à lactose. Os principais sintomas são diarreias, gases, náusea e fortes dores abdominais.

Existem alguns alimentos que contêm menor teor lactose, devido à quebra desse açúcar durante o processo de produção, como iogurtes e leite fermentados com probióticos, queijos maturados, manteiga. Outros lácteos incluem a enzima lactase na formulação, que promove a quebra total da lactose ainda na embalagem, não ocasionando nenhum efeito adverso aos intolerantes.



Mas atenção! Os produtos lácteos sem lactose, por serem feitos a partir do leite, contêm outros componentes, como as proteínas, por exemplo, que podem causar reações adversas em pessoas alérgicas. A alergia ao leite, diferente da intolerância à lactose, consiste em uma reação imunológica às proteínas do leite, que desencadeia reações alérgicas, especialmente na pele, no sistema respiratório e/ou no intestino. Para saber
mais sobre o assunto, consulte um médico e/ou nutricionista.

FONTES:

http://www.brazilhealth.com/Visualizar/Artigo/143/Intolerancia-Lactose-Causas-Sintomas-Tratamento

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose

https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/intolerancia-a-lactose/

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/cuidados-com-a-intolerancia-a-lactose

  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.

PT