A importância dos probióticos para a imunidade

A importância dos probióticos para a imunidade

Inúmeras pesquisas vêm constatando os benefícios dos probióticos, não só para o bem-estar digestivo, mas também para o sistema imunológico. O potencial dos probióticos de impactar respostas imunológicas e reduzir o risco de infecções tem sido alvo de diversos estudos – ainda que sejam necessárias mais evidências.

O sistema imunológico é quem protege o nosso corpo contra enfermidades como alergia, asma e doenças intestinais inflamatórias. Ao combater os micro-organismos invasores, o sistema imune promove o equilíbrio do organismo e favorece a nossa saúde.

No intestino, encontram-se cerca de 70% das células de defesa do corpo.
É por isso que esse órgão é tão importante para o sistema imune. As bactérias do intestino, além de ajudar na digestão dos alimentos, desempenham papel fundamental em várias funções relacionadas ao estabelecimento e à manutenção da imunidade. Quando surge algum desequilíbrio na microbiota, fruto de alguma desordem, como doenças ou uso de antibióticos, as defesas imunes locais ficam debilitadas.


Hábitos saudáveis ajudam a fortalecer a imunidade:

A melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis. Por estes, entenda-se exercícios físicos regulares, boas horas de sono, ingestão de água em quantidades adequadas, entre outras medidas.

Já no quesito alimentação, os probióticos merecem destaque. A ingestão de alimentos enriquecidos com probióticos ajudam a manter a harmonia da população de bactérias presentes no intestino – a chamada microbiota. Na microbiota, os probióticos favorecem o combate das bactérias ‘do mal’ e o aumento daquelas ‘do bem’.

É importante lembrar que cada cepa probiótica produz um efeito diferente. A natureza das interações entre probióticos individuais e células e tecidos imunes no intestino continua sendo assunto relevante para o fortalecimento do sistema imunológico.

Referências

Probióticos en la salud humana -  Grupo de Biología Funcional de Bacterias Lácticas Departamento de Biotecnología y Microbiología de Alimentos - Instituto de Investigación en Ciencias de la Alimentación CIAL, Universidad Autonoma de Madrid (CSIC-UAM)
https://digital.csic.es/bitstream/10261/64001/1/379440.pdf

Monografia Concisa do ILSI Europe sobre Nutrição e Imunidade em Humanos (ILSI, 2011)
http://ilsi.eu/wp-content/uploads/sites/3/2016/06/Nutri%C3%A7%C3%A3o-e-Imunidade-no-Homem-Site.pdf



  • URL foi copiada para a área de transferência

2020 Danone Ltda. Todos os direitos reservados.