Amaranto: Como aproveitar os benefícios desse supergrão?

Amaranto:  Como aproveitar os benefícios desse supergrão?

A combinação do amaranto com iogurte e frutas é prática e muito saudável

Às vezes é difícil conciliar estudos, trabalho e ainda se manter saudável e fitness, não é mesmo? Mas olha a boa notícia: a inclusão de alimentos nutritivos na sua rotina, como a semente do amaranto, por exemplo, pode te ajudar a começar bem o dia. Ser saudável não precisa ser coisa de outro mundo, não. A gente te explica como incluir essa semente no seu dia a dia!

Se você prestou atenção nas aulas de História, com certeza se lembra das civilizações andinas. É que o amaranto, assim como a chia, era o queridinho dessa galera. Os Maias, os Astecas e os Incas costumavam oferecer essa semente aos deuses. No entanto, quando o colonizador espanhol Hernán Cortés (1485 - 1547) pisou nessas terras, tratou logo de proibir o consumo do grão. Mal sabia ele o erro que cometia ao tirar de seu cardápio um ingrediente tão poderoso. Mas o amaranto sobreviveu e recentemente saiu de sua condição obscura para voltar à tona entre os supergrãos que atraem a atenção de quem busca uma alimentação saudável.

O que é amaranto?

O amaranto (Amaranthus sp.) é uma planta cujas sementes foram recomendadas pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos por serem extremamente nutritivas.
“O percentual de proteínas, gorduras e fibras do amaranto são superiores ao dos cereais comuns”, aponta um artigo assinado por pesquisadores da Unicamp. Depois dessa, eu não ignoraria essa semente superpoderosa!

Quais os benefícios do Amaranto?

Falamos dos Maias e da fama dessa semente, mas você deve estar ansioso para saber o que esse grão pode fazer por você. Bom, para começar, o amaranto pode ser um ótimo parceiro de treino, já que é rico em proteínas de alta qualidade, aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais que ajudam na recuperação muscular após a prática de
atividades físicas, favorecendo o aumento de massa muscular.

Para você ter uma ideia, o amaranto carrega 30% mais proteínas que o arroz, o sorgo e o centeio, segundo dados divulgados pela USDA Forest Service (Agência de Agricultura dos Estados Unidos). E por ser de origem vegetal, pode ser uma boa alternativa para vegetarianos.

Seu alto teor proteico, inclusive, faz o alimento entrar na seleta lista de ingredientes indicados por nutricionistas da Nasa para integrar as refeições dos astronautas em missões espaciais. O amaranto também carrega boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio e fibras. O fato de ser livre de glúten torna essa sementinha uma ótima opção também para pessoas com doença celíaca.


Mas afinal, quais são os benefícios do amaranto? Veja nossa lista:

  • Fonte de fibras do tipo insolúveis, o amaranto pode ajudar a melhorar a saúde digestiva e a promover a sensação de saciedade

  • Por ser fonte de proteínas de alta qualidade, o amaranto pode ajudar na recuperação muscular após os exercícios, favorecendo o aumento da massa muscular.

  • Fonte de vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo

Como incluir o Amaranto no Dia a Dia?

É possível consumir o amaranto em qualquer hora do dia. Por ter um gosto bem suave, ele pode ser acrescentado em muitos pratos sem alterar os sabores. Uma combinação gostosa e saudável é aliar o amaranto às frutas, ricas em vitaminas, minerais e fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino e no aumento da sensação de saciedade. Portanto, o combo frutas + amaranto pode deixar a sua rotina ainda mais leve e saudável.

Outra dica se você quer praticidade e bem-estar é consumir iogurtes que já trazem o amaranto entre seus ingredientes. Viu? Não precisa ser um talento da culinária para incluir o amaranto na sua alimentação.

Amaranto emagrece?

Por ser fonte de fibras, o amaranto pode ajudar no bom funcionamento do intestino e no aumento da sensação de saciedade. Assim, a fome demora a aparecer novamente. Mas, como qualquer outro alimento, o amaranto não é capaz de te deixar deixar mais magro, não. O amaranto deve ser incluído dentro de uma alimentação variada e equilibrada, aliado à prática de exercícios físicos.


FONTES:


UNICAMP: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1838/1891

Universidade Estadual De Campinas Faculdade De Engenharia De Alimentos Departamento De Engenharia De Alimentos "Filmes a base de derivados do amaranto para uso em alimentos"

https://www.nationalgeographic.com/news/2013/8/130812-amaranth-oaxaca-mexico-obesity-puente-food/

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