Como aproveitar sua criatividade ao máximo

Ser naturalmente criativa é muito útil tanto na vida pessoal quanto na profissional: isso te ajuda a pensar diferente, encontrar soluções para problemas aparentemente insolúveis e traz uma sensação de originalidade a tudo que você faz. Leia estas sugestões para aproveitar ao máximo seu lado criativo no trabalho e no seu tempo livre.

Como ser criativa no trabalho

A diferença entre imaginação e criatividade é transformar as ideias em ação. E por que não praticar isso no trabalho? Você e seus colegas se beneficiam desse impulso criativo!

Veja se seu ambiente de trabalho é propício para liberar sua criatividade. O que é que isso implica? Ambientes com muita luz e confortáveis ajudam a fazer a criatividade fluir. Faça pausas curtas e regulares para refrescar sua mente e deixe essas ideias emergirem e se juntarem naturalmente.

Quando se sentir pressionada por um prazo, tire seu relógio, deixe seu telefone longe e avise seus colegas que você precisa de um tempo para si. Quando não assistimos os segundos passando ou a pressão das pessoas nos vigiando, nossa mente relaxa e a imaginação assume o controle.

Criatividade no tempo livre

No tempo livre é quando a criatividade pode realmente fluir solta, sem precisar se concentrar em projetos relacionados a trabalho. Acesse sua fonte de criatividade sempre que tiver algum tempo livre escrevendo dez ideias diferentes. As ideias podem tratar de qualquer coisa: desde maneiras como comemorar o aniversário de uma amiga até os diferentes usos para um clipe de papel (um teste usado em um estudo de avaliação de criatividade). Encare isso como um exercício de aquecimento para sua imaginação!

Experimentar novos hobbies é outra ótima maneira de aproveitar ao máximo sua criatividade. Quando somos confrontados com situações novas e estimulantes, nossa mente começa a se expandir. Dentre as atividades que você pode experimentar estão uma aula de fotografia, aprender um novo instrumento ou desafiar-se a fazer uma receita difícil.

Agora que falamos sobre se desafiar, tome cuidado para não cair na mesmice em seu tempo livre, sempre escolhendo desafios criativos que estimulem sua imaginação. Consegue fazer um jantar delicioso só com cinco alimentos? Consegue esboçar todas as pessoas que você viu no metrô hoje? Se só pudesse descrever com uma palavra cada um dos membros de sua família, qual seria a de cada um? Esses pequenos jogos com restrições forçam nossa mente a se concentrar, memorizar, imaginar e pensar.

Para preparar sua mente para a criatividade, seu sono precisa ser suficiente todas as noites. Se dormir pouco pode ficar sem foco pela manhã, o que não estimula a imaginação! Uma boa noite de sono e muita hidratação é a receita perfeita para uma mente criativa, dentro e fora do escritório.

Ficou inspirada? Vamos usar a criatividade!

Você também pode gostar