5 maneiras de aproveitar ao máximo uma pausa de 10 minutos no trabalho

Afaste-se do teclado e faça uma pausa! Ao reservar dez minutinhos para si mesma, você vai se sentir mais fortalecida e eficiente para voltar ao trabalho. Então desligue o monitor, coloque seu celular no mudo e experimente algumas destas sugestões para uma pausa eficiente de 10 minutos.

Presenteie-se com uma massagem

A automassagem pode não só aliviar músculos cansados e doloridos, mas também lhe motivar e energizar. Coluna rígida por sentar muito tempo na frente do computador? Faça movimentos circulares para cima e para baixo na sua coluna usando os nós dos dedos o mais alto que conseguir, depois abrace-se para alongar a parte superior das costas. Uma bolinha de tênis pode ser uma grande aliada: tire seus sapatos e role-a pela sola dos pés pressionando-os para baixo, para ganhar uma ótima massagem nos pés. Usar um hidratante paramassagear as mãos também rejuvenesce e hidrata mãos cansadas.

Recarregue as energias com um lanche saudável

Recarregue suas baterias com uma fruta ou um punhado de castanhas sem sal. Não se esqueça de beber água também — é fácil se esquecer, mas manter-se hidratada já ajuda a permanecer desperta e motivada. Sempre que for beber ou comer, faça uma pausa e dedique alguns minutos para aproveitar ainda mais seu lanche ou sua bebida.

Estimule seu cérebro

Se você sente que a sua concentração está passeando em outro lugar, faça uma pausa de dez minutinhos. Rápidos exercícios mentais são ótimos para despertar o cérebro e recuperar a concentração. Tente terminar um Sudoku em dez minutos, calcular quantos quilômetros você já correu essa semana ou até escrever para algum amigo ou parente! Atividades mentais curtas e intensas que forçam sua mente a se concentrar são excelentes para o treinamento cerebral e a melhoria da memória. Há vários sites online que oferecem exercícios mentais que podem servir como inspiração.

Afaste-se do seu computador

Os olhos ficam cansados, vermelhos e inchados de olhar para o monitor o dia todo, então faça uma pausa e afaste-se do mouse. Uma caminhada rápida de dez minutos, ao ar livre se possível, vai te deixar desperta e servir como um bom alongamento para seus olhos. Use esse tempo para se concentrar em pensamentos não relacionados a trabalho ou para resolver alguma pendência pessoal.

Medite com música

Coloque uma música calma para tocar e use sua pausa de dez minutos para meditar. Comece com longas respirações profundas — inspire pelo nariz e expire pela boca — que já terão um efeito calmante imediato e deixe sua mente livre. Ao escolher uma faixa de 10 minutos, você não terá que se preocupar em perder a noção do tempo: quando a música acabar é hora de voltar ao trabalho! Se meditação não é para você, ou se está preocupada em adormecer sem querer, escolha alguma música que te deixe animada. Toque os dedos do pé, alongue-se e sinta a energia...

Essas ideias de pausas de dez minutinhos ajudam você a se acalmar, se motivar e se preparar para voltar ao trabalho!

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